08 DE OUTUBRO DE 2018

free portfolio web templates

+ EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Converse desde cedo com as crianças

DIA DAS CRIANÇAS É OPORTUNIDADE PARA TRANSMITIR ORIENTAÇÕES E BONS EXEMPLOS AOS PEQUENOS

O Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro, é uma ótima oportunidade para conversar com a criançada sobre o valor das coisas e sobre como controlar a vontade de se ter tudo o que se quer.

Aproveite este Dia da Criança para falar a respeito disso com os os pequenos. Às vezes uma boa conversa e uma orientação serve como um ótimo presente.

O que falar com os pequenos

Fonte: Unicred Integração

  • A melhor base para uma ensinar seus filhos é transmitida por meio de atitudes simples, na rotina do relacionamento. Na hora de ir às compras e de valorizar o dinheiro, dê o exemplo.
  • Há coisas que compramos porque “precisamos”, e outras porque “queremos”. Apresentar essas duas possibilidades chama a atenção dos pequenos para a existência de uma diferença entre elas. 
  • Ao levar seu filho a um supermercado ou padaria, um despretensioso comentário sobre “como a bolacha está mais cara” ou o “leite está mais barato” também pode ajudar. Aos poucos, a gurizada começa a prestar atenção no significado da economia e, mais para frente, vai entender que o uso do dinheiro exige racionalidade. Também vale escolher, junto às crianças, os produtos em promoção e os alimentos de época, que são mais baratos. 
  • Dar mesada é uma boa, contanto que se converse com a criança sobre a importância de controlar quando e com o que vai gastar. A mesada não pode ser instrumento de premiação por boas notas ou status ante os coleguinhas, por exemplo. 
  • Passear no shopping? Tudo bem. Mas também há ótimas opções de passeios gratuitos em parques, bibliotecas e museus, por exemplo. Aí a criançada se distrai de maneira muito mais lúdica e por vezes gratuita. 
  • Oriente seu pequeno a não acumular coisas desnecessárias, porque assim ele abre espaço para o novo. Em épocas como o aniversário, Natal e até mesmo o Dia das Crianças, vale fazer, junto com seu filho, uma triagem nas roupas e brinquedos e encaminhá-los para doação. 
  • Dedique mais tempo aos seus filhos, ensinando-lhes valores de vida. Nenhum brinquedo substitui a sua presença. 
  • Dinheiro, comida, roupas, brinquedos, tudo deve ser respeitado. Mostre que não é legal, por exemplo, dar uma mordida em um chocolate e jogar fora o resto, ou comprar um brinquedo e deixar encostado. 
  • A melhor maneira de discutir sobre finanças com seus filhos é ser absolutamente franco. Diga o quanto você ganha e o quanto pode gastar. 
  • Há vários aplicativos e joguinhos que orientam as crianças a cuidar do seu dinheiro. Pesquise junto com seus filhos as melhores opções e brinquem juntos. Outra opção de brincadeira é o tradicional banco imobiliário, que sobreviveu décadas por ser um excelente estímulo para a tomada de decisões de compras e vendas. 
  • E se você pretende dar um dinheirinho para seu filho como presente de Dia das Crianças, aproveite e complemente com um porquinho-cofrinho para que ele possa encher com as moedas que ganhar. 

Clique e leia mais

+ARTIGO

O papel do coaching é auxiliar as pessoas a conectar a imensa quantidade de fatos que não conseguimos enxergar e não conhecemos 

+Desenvolvimento

Serra, que possui cinco arranjos produtivos locais, deve ganhar um novo APL a partir do próximo ano

+ENTREVISTA

Presidente do cic de Bento Gonçalves, Elton Paulo Gialdi acredita que a sonhada estabilidade
econômica só será conquistada a partir de 2020

+DICAS

Dia das crianças é oportunidade para transmitir orientações e bons exemplos aos pequenos

+AGENDA

Oportunidades, cursos, seminários e exposições. Programe-se para os eventos na região

Compartilhe