Século 19
Tropeiros abrem caminho na mata para levar gado e mulas da região para ao centro do país.
Após décadas de esforço coletivo, obras complexas e caras, a Serra finalmente conquistou sua ligação com o Litoral. E lá se vão duas décadas. A partir de hoje, embarque conosco nessa viagem pela história e pelos muitos personagens que fazem parte da estrada mais esperada da região
Eram 10h do dia 20 de dezembro de 2007 quando os moradores da Serra finalmente puderam celebrar uma conquista aguardada havia 35 anos. Em uma tenda montada no recém-entregue Viaduto da Cascata, na Serra do Pinto, a então governadora Yeda Crusius, acompanhada do antecessor, Germano Rigotto, inaugurava a Rota do Sol. O ato dava fim a anos de incertezas em que o barulho das máquinas era intercalado pelo silêncio das obras paradas.
A aposentada Vera Silveira de Moura, 72 anos, tenta, em vão, colocar as roupas limpas da família para secar. O varal onde estão penduradas calças, blusas e outras peças, lavadas à mão no tanque, fica nas margens de uma estrada de chão. Por isso, a poeira que sobe a cada carro que acelera acaba colorindo com tons escuros as roupas limpinhas.
Um gesto que simbolizava a gratidão dos trabalhadores da Rota do Sol por não terem sofrido acidentes de trabalho foi alvo de vandalismo. Uma pequena gruta, com uma estátua de Nossa Senhora Aparecida, foi criada pelos funcionários das empreiteiras em uma das extremidades do Viaduto da Cascata, no sentido Serra-Litoral.
Tropeiros abrem caminho na mata para levar gado e mulas da região para ao centro do país.
Começa a construção da Estrada do Pinto, ligação de chão entre São Francisco de Paula e Terra de Areia.
No dia 23 de agosto, em uma reunião da Associação dos Comerciantes de Caxias do Sul, um dos conselheiros aponta a necessidade de uma rodovia entre a Serra e o Litoral em razão do projeto de construção de um porto em Torres. A ata do encontro, assinada por Augusto Dal Castro, registra a criação da Associação de Estradas de Rodagem de Caxias, como uma divisão da entidade. O departamento ficou a cargo do engenheiro Dario Granja Santana.
Começa a demarcação e o nivelamento do solo na Estrada do Pinto. Além de remover terra e árvores, os operários precisavam se amarrar às escarpas íngremes e quebrar a rocha com picaretas e marretas para abrir caminho.
A Estrada do Pinto é entregue.
Então prefeito de Caxias do Sul, Euclides Triches percorre um possível caminho ligando Caxias do Sul ao Litoral.
Já como governador, Triches dá início aos estudos e lança a primeira licitação para a construção da estrada. As obras começaram no mesmo ano em Caxias do Sul. Nesse período, passa a ser utilizado o termo Rota do Sol.
Após um plebiscito, o trecho entre Caxias do Sul e Lajeado Grande é concluído.
1997: começa a construção do trecho entre Tainhas e Terra de Areia, que inclui os 11 quilômetros de Serra.
Ocorre a conclusão dos túneis do Arroio Carvalho, com 388 metros de extensão.
É feita a entrega dos túneis da Reversão, os maiores, com 445 metros de extensão.
No dia 20 de dezembro, ocorre a inauguração da rodovia com a entrega da última etapa, o Viaduto da Cascata, com 340 metros de extensão. É considerada a maior obra da Rota do Sol.
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