free web creator
Mobirise
Mobirise



FERNANDO SOARES
fernando.soares@pioneiro.com

A Serra Gaúcha teve um papel fundamental na disseminação do cooperativismo no Brasil. Em Nova Petrópolis, no ano de 1902, foi fundada a primeira cooperativa de crédito da América Latina, o Sicredi. Em seguida, nas décadas de 1910 e 1920, veio uma série de outras empresas forjadas a partir da união de associados.

Mais de um século depois, o peso da região dentro do sistema de cooperativas do Rio Grande do Sul segue expressivo. Os números compilados pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado (Ocergs), tendo 2016 como base, demonstram isso. Na área serrana, são 305 mil associados, 11 mil empregos gerados e um faturamento anual de R$ 5,2 bilhões.

A Serra é terceira região gaúcha com mais empresas, atrás apenas do Noroeste e da área metropolitana de Porto Alegre. Os municípios serranos contam com 59 cooperativas, atualmente. A maior parte delas, 27, está situada no setor agropecuário. Na sequência, aparecem os ramos de saúde (oito unidades), crédito (sete) e educação (cinco). Ainda há empreendedores em áreas como trabalho, transporte, produção, consumo, habitação e turismo.

Ao todo, 27 municípios da Serra contam com, pelo menos, uma cooperativa. A área de classificação da Ocergs inclui também Rolante, Taquara e Três Coroas como localidades serranas. Entre as cidades da região, Caxias do Sul é a campeã no número de cooperativas, contando com 14 negócios. No pódio ainda estão Farroupilha, com sete empresas, Garibaldi e Vacaria, ambas com quatro.

Confira no mapa abaixo onde estão localizadas e em que nichos atuam as cooperativas da Serra.

Agropecuária Saúde Crédito Educação Trabalho Transporte Produção Consumo Habitação Turismo e lazer

Agropecuária

27

Saúde

8

Crédito

7

Educação

5

Trabalho

4

Transporte

3

Produção

2

Consumo

1

Habitação

1

Turismo e lazer

1

Clique e leia mais




+ARTIGO

As decisões tomadas pelos gestores com base exclusivamente no texto poderão expor suas empresas a risco exacerbado

+COOPERATIVISMO

Nos últimos três anos, o cooperativismo da serra respondeu à crise com expansão de 24% no faturamento e 19% no número de associados

+ENTREVISTA

O empresário Fabiano Feltrin, que se apresenta como Elvis, vai abrir franquia da marca, em Gramado, no ano que vem

+AGENDA

Oportunidades, cursos, seminários e exposições. Programe-se para os eventos na região

Compartilhe