O PROJETO
Resgatar as lendas de um povo é mais do que não deixar que a tradição e a cultura morram. É reviver as marcas de uma identidade. Durante a Semana Farroupilha de 2014, o Pioneiro buscou cumprir o seu papel social perante o povo gaúcho por meio de um produto para ler, guardar e se emocionar. De 13 a 20 de setembro, o jornal publicou uma série de sete posters ilustrados com as sete principais lendas do folclore rio-grandense.
Escritores serranos consagrados, juntamente com jovens apostas da literatura, foram convidados a participar do projeto. Cada escritor ficou responsável por contar uma das lendas e também por adaptá-las para os dias de hoje. Se essa história ocorresse nos tempos atuais, como seria?
A PRODUÇÃO
O projeto foi idealizado e produzido por uma equipe enxuta: uma repórter, um ilustrador, um diagramador e um web designer, que iniciaram os trabalhos cerca de dois meses antes da publicação. Para a escolha das lendas e seleção do material bibliográfico, a produção buscou o auxílio do coordenador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade de Caxias do Sul, João Claudio Arendt, especialista em Regionalidade, e do aluno de mestrado Paulo Bocca Nunes, cuja dissertação é alusiva à formação das lendas do Rio Grande do Sul.
Cada autor recebia, juntamente da indicação da lenda, sugestão de bibliografia para garantir a fidelidade ao folclore gaúcho, que incluíam nomes como Simões Lopes Neto e Barbosa Lessa. A própria escolha dos autores não foi aleatória. Buscou-se reunir um time diversificado de escritores serranos: nomes consagrados, jovens escritores, nomes ligados ao tradicionalismo e ao público infantil.
Ainda na produção, houve um estudo da arte gráfica e a padronagem gráfica das ilustrações, respeitando e enaltecendo a tradição gaúcha. Um infográfico animado de cada lenda era disponibilizado diariamente no site do Pioneiro.
Clique nas imagens para ler os especiais.
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