Um dos pontos mais charmosos de Garibaldi, a Estação Férrea é cenário para diversas obras de ficção e até de um DVD da dupla Chitãozinho & Xororó

Intimidade
com as câmeras

Garibaldi lança roteiro turístico com pontos da cidade eternizados pelo cinema e pela televisão. Visitação autoguiada contempla 15 pontos da cidade e da zona rural


Texto
Andrei Andrade
andrei.andrade@pioneiro.com

Fotos
Marcelo Casagrande
marcelo.casagrande@pioneiro.com

Uma cidade que sabe explorar como poucas suas vocações religiosas e gastronômicas, assim como a beleza das suas paisagens e a autenticidade dos costumes, Garibaldi agora aposta no roteiro Uma Cidade de Cinema, que aproveita a extensa tradição de produções audiovisuais gravadas no município. Lançada na última terça-feira em cerimônia realizada no Parque da Estação Férrea, a Rota Cinematográfica surge como uma opção para cinéfilos dispostos a visitar pessoalmente locações de obras marcantes como as novelas Além do Tempo (2015) e Tempo de Amar (2017), além de filmes como Os Senhores da Guerra (2013) e O Filme da Minha Vida (2017). O roteiro surge para consagrar o casamento da capital do champanhe com o setor audiovisual, celebrado com a criação, em 2013, da Garibaldi Film Comission, entidade criada para estimular a aproximação dos diretores com o município.

Autoguiado, mas com todas as indicações e referências num folder que pode ser retirado na prefeitura, hotéis e restaurantes da cidade, o trajeto contempla 15 pontos da cidade e da zona rural escolhidos por diretores como locações para filmes, séries, telenovelas, comerciais e videoclipes. A identificação se dá por placas de aço fixadas às paredes ou em totens, onde há um breve texto de contextualização e uma cena das obras correspondentes.

No interior, estão sinalizadas locações como a Ponte dos Fanti, onde em 2015 foi gravado o comercial Uma Ponte para Noel, da Coca-Cola; a Osteria della Colombina, cuja propriedade figura no documentário Brava Gente Italiana (2012), e a Villa Fitarelli, paisagem recorrente em produções de ficção e também do documentário Pra Ficar Na História (2014).

Na área central, os visitantes podem passar pela Escola Santo Antônio e pelo Hotel Pieta, que serviram para cenas de Real Beleza (2013) e O Filme da Minha Vida; o Café Luna Park, onde Chitãozinho e Xororó gravaram o clipe da música O Frete (2003); pela Estação Férrea, onde a dupla sertaneja gravou um DVD ao vivo em 2003; pelo Bar Joe, que inspirou um documentário sobre sua história como um dos bares lendários da região.

Proprietários do Restaurante do Palhinha, na descida da Rua Buarque de Macedo (ela própria um dos cenários do roteiro), Delmino Ceresa, o Palhinha, e Ivanir Tirelli cederam o estabelecimento para gravações de dois filmes: Real Beleza, de Jorge Furtado, e O Filme da Minha Vida, de Selton Mello. Ceresa recorda que as gravações ocorreram nos sábados, e que ele desligou todos os freezers para não ter barulho e fechou o restaurante para o público, em troca de uma caução. Comenta que diversos turistas já visitaram o local e reconheceram o "cenário".

— A gente acha uma divulgação muito legal. Muitos turistas já vieram fotografar. Eles só estranham que o garçom não é o mesmo do filme, mas aí eu explico que eram atores. Muitas coisas da decoração foi eles que trouxeram, até as toalhas das mesas —  conta o proprietário.

Mobirise

Segundo dados da Agência Nacional de Cinema, a Ancine, o setor audiovisual movimenta R$ 16 bilhões por ano no Brasil.

ORGULHO E IDENTIDADE

Mobirise
Delmino Ceresa e Ivanir Tirelli cederam o Restaurante do Palhinha para gravações de dois filmes

Na noite da última terça-feira, Delmino voltou a fechar o restaurante. Desta vez, para se juntar à comunidade que prestigiou o lançamento da Rota Cinematográfica, na Estação Férrea. O evento teve a participação de atores da Cia. Acto Teatral, representando personagens alusivos ao cinema, além da presença de autoridades políticas, do trade turístico e do ramo audiovisual, além da gerência regional do Sebrae, parceiro na concepção do projeto, que iniciou em 2016.

O secretário de Turismo de Garibaldi, Paulo Salvi, que na manhã de quinta-feira guiou a reportagem do Almanaque por pontos da área central, explica que a rota cinematográfica surge como um complemento a outros roteiros turísticos oferecidos no município, como a Estrada do Sabor, a Via Orgânica, a Rota dos Espumantes e a Rota Religiosa - Aterenum. Segundo Salvi, que sucedeu a idealizadora da Garibaldi Film Comission, Ivane Fávero, a recorrência de obras que levam Garibaldi para as telas reforça a identificação dos habitantes com a sua história, o que é uma parte importante do apelo turístico que se busca.

– Garibaldi é uma cidade de cinema porque preserva sua história, seus costumes, seus prédios, tem essa paisagem linda da nossa região. Nossos roteiros turísticos têm esse diferencial da autenticidade, que é o que as pessoas buscam hoje. A experiência de chegar e falar com o dono do local, com um morador antigo. Nós não queremos um turismo de massa, mas sim um turismo sustentável, que nos permita manter as nossas raízes e que os turistas as percebam – avalia o secretário.

Outros cenários


Não é só Garibaldi que desperta a atenção dos diretores de cinema e televisão na Serra. Outras cidades já tiveram alguns de seus atrativos utilizados como locações nas últimas décadas, a maioria na zona rural. Em Farroupilha, que recentemente embalou seus pontos explorados pela sétima arte na rota “Farroupilha, Câmera, Ação”, a queda d’água do Parque Salto Ventoso enquadra o primeiro beijo dos amantes da trama de O Quatrilho, interpretados por Patrícia Pillar e Bruno Campos. A ideia é que os turistas enamorados possam imitar a cena (e fotografar, claro).

Outras obras de sucesso filmadas na Serra são a novela Chocolate com Pimenta (2003), que teve cenas rodadas no interior de São Francisco de Paula, e o filme Saneamento Básico (2007), que levou a Bento Gonçalves estrelas como Wagner Moura, Camila Pitanga e Fernanda Torres. No primeiro semestre deste ano, o diretor Tabajara Ruas e um elenco liderado por Murilo Rosa estiveram em São Francisco de Paula e Canela para encenar A Cabeça de Gumercindo Saraiva, ainda sem previsão de lançamento.

A ROTA CINEMATOGRÁFICA

  •  Chitãozinho E Xororó Ao Vivo em Garibaldi (2003), musical
  •  Um Menino Vai Para O Colégio (2009), curta de Marcello Lima e Liliana Sulzbach
  •  A Casa Verde (2009), filme de Paulo Nascimento
  •  Decamerão — A Comédia Do Sexo (2008/2009), série de Jorge Furtado
  • Brava Gente Italiana (2012/2015), documentário de Sérgio Sbragia
  •  Os Senhores Da Guerra (2013), filme de Tabajara Ruas
  •  Real Beleza (2013), filme de Jorge Furtado
  •  Paredes Que Falam (2014), filme de Everton Rigatti
  •  Pra Ficar Na História — Villa Fitarelli (2014), documentário de Boca Migotto
  •  Além Do Tempo (2015), novela da Rede Globo
  •  Uma Ponte Para Noel (2015), comercial da Coca-Cola
  •  Tempo De Amar (2017), novela da Rede Globo
  •  O Filme Da Minha Vida (2017), filme de Selton Mello
  •  O Caçador De Estrelas (2017), comercial da Stella Artois

Outros cenários pela região

Não é só Garibaldi que desperta a atenção dos diretores de cinema e televisão na Serra gaúcha. Diversas outras cidades já tiveram alguns de seus atrativos utilizados como locações nas últimas décadas, a maioria na zona rural. Em Farroupilha, que recentemente embalou seus pontos explorados pela sétima arte na rota "Farroupilha, Câmera, Ação" (confira no quadro), a queda d'água do Parque Salto Ventoso enquadra o primeiro beijo dos amantes da trama de O Quatrilho, interpretados por Patrícia Pillar e Bruno Campos. A ideia é que os turistas enamorados possam imitar a cena, fotografando os seus próprios beijos.

Outras obras de sucesso filmados na Serra são a novela da Rede Globo Chocolate com Pimenta (2003), que teve cenas rodadas na ponte do Passo do Inferno, no interior de São Francisco de Paula, o filme Saneamento Básico (2007); que levou a Bento Gonçalves um elenco recheado de estrelas como Wagner Moura, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Fernanda Torres. No primeiro semestre deste ano, o diretor Tabajara Ruas e outro elenco vultuoso, liderado por Murilo Rosa, estiveram em São Francisco de Paula e Canela para encenar A Cabeça de Gumercindo Saraiva, ainda sem previsão de lançamento. 

ROTA "FARROUPILHA, CÂMERA, AÇÃO"

  • Filme: O Quatrilho (1995)
    Local: Salto Ventoso 
  • Filme: O Caso do Martelo (1991)
    Local: Nova Milano 
  • Filme: Prova de Coragem (2016)
    Local: Salto Ventoso e G Parque, na Linha Rio Branco
  • Filme: O Filme da Minha Vida (2017)
    Local: Casa de Bona, na Vila Jansen
    Leia a materia do Almanaque sobre as gravações do filme
  • Série: Decamerão - a Comédia do Sexo (2009)
    Local: Casa de Bona, na Vila Jansen
  • Minissérie: O Quinto dos Infernos (2002)
    Local: Salto Ventoso

Outras cidades da Serra

  • Filme: A Casa das Sete Mulheres (2003)
    Locais: Cambará do Sul e São José dos Ausentes 
  • Novela: Chocolate com Pimenta (2003)
    Locais: Canela, Gramado e São Francisco de Paula 
  • Filme: Saneamento Básico (2007)
    Local: Bento Gonçalves  
  • Série: Bocheiros (2013)
    Local: Santa Tereza 
  • Filme: Diminuta (2015)
    Locais: Caxias do Sul e Flores da Cunha
  • Filme: Senhores da Guerra (2016)
    Local: Bento Gonçalves
  • Filme: A Cabeça de Gumercindo Saraiva (2018)
    Local: São Francisco de Paula e Canela
    Leia a materia do Almanaque sobre as gravações do filme

Compartilhe