bootstrap builder


14 de MAIO de 2018

+entrevista

Seguindo os passos do pai

Gissela Colombo Berlaver revela os desafios à frente da rede de lojas fundada por seu pai, adelino colombo 

Mobirise



SILVANA TOAZZA

silvana.toazza@pioneiro.com

Desde fevereiro de 2018, quem responde pela presidência da Lojas Colombo, rede varejista de Farroupilha, é a advogada Gissela Franke Colombo Berlaver, 61 anos. Casada com Olivar Berlaver e mãe de dois filhos, a sucessora de Adelino Colombo preparou-se para seguir os passos do pai. O patriarca de 87 anos fundou a empresa em 1959 e, agora, continua norteando os rumos à frente do Conselho de Administração.

Gissela tem no horizonte um desafio maximizado: liderar 4,5 mil funcionários que atuam nas mais de 250 lojas físicas distribuídas por 191 cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do endereço virtual (www.colombo.com.br), que atende a todo país. Para dar suporte à operação, dois centros de distribuição estão localizados em Porto Alegre e em Curitiba (PR). A frota própria é constituída por 150 caminhões.

– Um herdeiro gestor não é o pioneiro, o criador da empresa, mas tem o desafio de manter e expandir o legado deixado pelo seu antecessor. No meu caso, esse desafio é maior ainda, pois o legado é deixado pelo próprio fundador, meu pai – define a empresária.

Além de trabalhar na empresa da família, Gissela trilhou outros caminhos profissionais, que ampliaram sua bagagem. Ao longo de sua carreira, atuou como vendedora e nos setores de compras, comercial e, ainda, como gerente do Serviço de Atendimento ao Cliente da organização por 25 anos. Em busca de diferentes experiências de trabalho, integrou a área comercial e de gestão da Calzare Comércio de Calçados ao longo de seis anos. Em seu retorno a Lojas Colombo, ingressou como membro do Conselho de Administração.

A seguir, entrevista concedida ao Pioneiro por Gissela Franke Colombo Berlaver:


Julio Dal Monte, divulgação

Mobirise

no comando | Advogada tem a missão de liderar grupo de 250 lojas e 4,5 mil funcionários no Sul

Mobirise

Objetivo é abrir 10 pontos de venda por ano, porém, flexibilizamos esse número com base na resposta do mercado

  • Como é o desafio de assumir uma empresa com a longevidade e o reconhecimento da Colombo?
    O desafio é enorme, estimulante e traz consigo um aprendizado que se renova diariamente. O varejo tem essas particularidades e, no caso da Lojas Colombo, uma rede de 58 anos, de origem familiar e com projeção nacional, essas singularidades se ampliam exponencialmente. Estabelecemos objetivos alinhados às necessidades do mercado e uma visão de negócio que solidifica nossa participação no rol das empresas longevas, ancorada em práticas de gestão eficientes e totalmente sintonizadas com a cultura organizacional existente. Esse aspecto é de extrema magnitude para uma empresa que tem base sólida, alimentada pela figura de seu fundador e preservada por seus acionistas 
  • Quais os planos de expansão nos próximos anos?
    Nossa expansão acontece de forma orgânica, com a abertura de novas lojas em mercados estrategicamente definidos por seu potencial em consonância com nossa capilaridade. Como meta, definimos abrir 10 pontos de venda por ano, porém, flexibilizamos esse número com base na resposta do mercado. Além desse, existe outro fator que terá um impacto importante em nossa expansão. Nossa operação de marketplace via e-commerce inicia ainda neste ano e projeta uma elevação substancial em nossa participação de mercado. A plataforma comercializará um mix muito maior de produtos de parceiros. 
  •  Ser filha do Seu Adelino Colombo e tê-lo como exemplo ajuda na missão de comandar a empresa?
    Ajuda e muito. O exemplo de ética no trabalho já está inserido na minha cultura e na cultura da companhia, a garra de lutar pela empresa também. Passamos confiabilidade e segurança, visto que o próprio mercado enxerga nele (Seu Adelino) uma referência e reconhece seus 70 anos de atividade voltada ao segmento de móveis e eletroeletrônicos. 
  • A Colombo sempre esteve na vanguarda, sendo uma das primeiras empresas a investir em internet. Qual é a participação das vendas online?
    Quando implantamos o e-commerce na companhia, no final dos anos 1990, o comércio eletrônico ainda era incipiente no Brasil. O investimento foi fruto de um planejamento de longo prazo e uma aposta assertiva numa tendência de transformação dos hábitos e comportamento de consumo. Décadas depois, a participação das vendas online na Lojas Colombo é, em média, de 25%. É um canal de muita expressividade e que nos apresenta oportunidades para expandir ainda mais nossa participação. Nossos investimentos em logística nos alçaram a uma condição de destaque no mercado do Sul, pela agilidade com que realizamos nossas entregas. O ambiente amigável e de fácil navegação, que conta ainda com a funcionalidade do mobile, faz de nosso site um acesso disponível a qualquer hora e em qualquer local. Trata-se de um valor percebido pelos milhões de internautas que nos visitam mensalmente. Nossos investimentos no aparelhamento da operação são constantes. O investimento na nossa plataforma online, na qual implantaremos o marketplace, tornará essa participação ainda maior, superando a marca de 40%. 
  • Quanto o grupo deve faturar em 2018 e qual o percentual de crescimento?
    O faturamento previsto é 10% acima do ano de 2017, no qual faturamos R$ 1,5 bilhão. 
  • Como a crise financeira impactou no negócio da Colombo nos últimos anos?
    O impacto foi grande. O varejo foi um dos segmentos mais prejudicados com a redução do consumo e as restrições de acesso ao crédito. Tivemos que revisar nossas metas de expansão e dedicar uma atenção ainda maior aos custos da operação. Nossa preocupação e cuidado residem em reter o impacto dessas medidas, de forma que nossos clientes não tenham suas facilidades e conforto alterados. Como é na crise que se encontram oportunidades para ficarmos mais fortes, desenvolvemos uma série de alternativas que estão se revelando eficazes e nos desoneram de práticas pesadas. Com isso, encontramos caminhos importantes para oferecer um atendimento ainda melhor para nossos clientes. Com as revisões na operação como um todo, estamos preparados para o momento da recuperação econômica, que já está acontecendo.  
  • Como se destacar num negócio tão concorrido?
    Quando se está inserido num mercado de grande concorrência é crucial que se fundamente a estratégia em dois pilares: conhecer e entender o cliente, suas necessidades e aspirações; e mapear as próprias fortalezas, para que protagonizem a solução esperada. Para nós, essa fórmula é muito simples: fazendo o melhor pelo nosso cliente. 
  • A Colombo tem planos de expandir além da região sul?
    Não temos, por ora, projetos de expansão para outras regiões. Nossa penetração em âmbito Brasil se dá pela web, no www.colombo.com.br.

Clique e leia mais


+ARTIGO

Esse modelo capaz de integrar desenvolvimento financeiro e bem-estar social tem como pilares a participação democrática,a solidariedade
e a autonomia

+turismo

Luciano e Jane trocaram, temporariamente, a casa em Alagoas, por hospedagem no RS. A Economia é de R$ 3 mil 

+ENTREVISTA

Gissela Colombo Berlaver revela os desafios à frente da rede de lojas fundada por seu pai, Adelino Colombo   

+APLICAÇÕES

Especialista elenca falhas dos consumidores e dá dicas para começar a investir da forma correta

Compartilhe