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16 de JUlHO de 2018

+ entrevista

“Não há lugar para amadores”

otelmo drebes fala dos desafios de comandar a lebes, rede com 160 lojas

Mobirise



SILVANA TOAZZA

silvana.toazza@pioneiro.com

Desde 2015, Otelmo Drebes é o presidente da Lebes, rede varejista fundada em 1956, na cidade de São Jerônimo, interior do Rio Grande do Sul.

Coube ao empresário seguir os passos do pai – o fundador da empresa, Otélio Drebes –, justamente num momento em que a economia dava sinais de retração. O desafio é gerenciar uma companhia familiar longeva, com 62 anos de atuação, presença em mais de 100 municípios gaúchos e catarinenses, um milhão de clientes ativos e cerca de 3 mil funcionários.

O resultado, apesar do cenário adverso, impressiona: no primeiro semestre, a Lebes viu os negócios avançarem 7% ante o mesmo período do ano passado.

– A situação política e econômica, principalmente o desemprego, afeta os negócios. Mas, felizmente, nos preparamos para passar por essa crise. Fizemos ajustes necessários, nos adaptamos a essas adversidades, aproveitamos outras boas oportunidades e tomamos todas as providências necessárias para enfrentar esse momento – salienta Otelmo, 56 anos.

O presidente do Grupo Lebes, que comanda oito empresas nos segmentos de varejo, eletromóveis, moda e logística, participou neste mês, em Bento Gonçalves, do 28º Congresso Movergs (entidade do setor moveleiro).

Confira a seguir entrevista concedida ao Pioneiro por Otelmo Drebes, formado em Administração de Empresas e com 34 anos de atuação na companhia:

Carlos Ferreira, divulgação

Mobirise

otimismo | Presidente da empresa palestrou na Serra

  • Quantas lojas a Lebes possui hoje, em que Estados e quais os planos de expansão?
    A rede de varejo Lebes possui 160 lojas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Para este ano, a empresa pretende abrir mais três filiais, em Passo Fundo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e em Sombrio, em Santa Catarina. 
  • Em Caxias do Sul, qual a estrutura?
    Em Caxias do Sul, a rede possui três lojas com aproximadamente 120 funcionários. 
  • De que forma a crise econômica impactou nos negócios nos últimos anos?
    Com a crise econômica, o consumidor ficou mais receoso e cauteloso na hora de investir e fazer compras. O comércio de itens de reposição e de produtos que não são de primeira necessidade, como roupas, foi afetado diretamente. Nos preparamos para passar por essa crise e conseguimos expandir nos últimos anos. Somente no primeiro semestre de 2018, crescemos 7% em relação ao mesmo período do ano passado. 
  • A internet representa ameaça ou oportunidades?
    A venda online é uma tendência e estamos acompanhando esse movimento no mundo e no Brasil. Atualmente, temos uma integração de canais. O cliente quer comprar e receber o seu produto, não importando como isso vai acontecer. A Lebes está investindo no e-commerce, mas de uma maneira cautelosa e integrada com todos os canais da empresa. Isso porque sabemos que muitas companhias que investiram só em vendas online ainda não estão tendo o retorno desejado.   
  • Quais os principais entraves ao crescimento do setor?
    A situação política e econômica do país, com destaque ao desemprego. 
  • Como se destacar diante da concorrência?
    Tendo uma boa gestão. E como fazer isto? Com planejamento, ser comedido nos investimentos, possuir uma equipe de funcionários bem treinada e motivada, e valorizar muito o cliente. Conseguir a fidelização do consumidor é importante. Hoje, temos orgulho em dizer que a Lebes possui mais de 1 milhão de clientes ativos.   
  • Que tipo de produto mais se destaca no grupo hoje?
    Há alguns anos, o produto que mais se destaca na venda é o celular. Este ano, com a Copa do Mundo, tivemos um número significativo de reposição de televisores. 
  • Os móveis em série ainda encontram espaço diante dos móveis planejados e modulados para espaços pequenos?
    Os móveis em série são os mais vendidos para a classe com menor poder aquisitivo, por ter um custo mais acessível. Nós vendemos muito para as classes B e C, nossos maiores clientes.
  • O setor do comércio está em completa revolução. O consumidor tornou-se mais consciente. Concorda?
    Sim. O consumidor, sem dúvida, está mais informado sobre o produto que quer comprar e mais consciente na hora da aquisição. Ele já se informou nas redes sociais ou pesquisou na internet. Por isso, é imprescindível ter uma equipe de vendas bem treinada, com todas as ferramentas necessárias para satisfazer o cliente.
  • O que a Serra Gaúcha representa para a empresa?
    A Serra Gaúcha é a segunda região que mais concentra lojas da rede. Só perde para Porto Alegre e Região Metropolitana. A Lebes tem 30 filiais na região distribuídas nos municípios de Dois Irmãos, Três Coroas, Igrejinha, Ivoti, Gramado, Nova Petrópolis, Morro Reuter, Picada Café, São Francisco de Paula, Teutônia, Feliz, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Salvador do Sul, Brochier, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Caxias do Sul, São Marcos, Carlos Barbosa, Guaporé, Arvorezinha e Tupandi.
  • A Lebes obteve em 2017 57% de crescimento no resultado líquido. Qual a receita?
    O grupo utiliza 170 indicadores de desempenho, o que permitiu registrar cerca de R$ 1 bilhão em faturamento em 2017. Para isso, reduzimos a inadimplência em mais de 20%, oportunizando às pessoas condições especiais para que pudessem colocar sua vida em dia, com redução ou até mesmo a não cobrança de juros e estendendo prazos. Também apostamos em mais de 70 mil horas de treinamento de todas as formas, online, presencial, com consultores ou professores, e 20 mil horas de capacitação para um grupo de desenvolvimento de executivos formado há 10 anos. Buscamos trabalhar com um propósito, que é o de facilitar o acesso das pessoas aos seus sonhos. E, hoje, o cliente quer comprar e não importa de onde o produto vem. Para o futuro, a Lebes se prepara com o apoio das tecnologias, mas também da gestão, com uma governança corporativa clara, organizada, estruturada. Trabalhamos com foco e resultado, na parceria ganha-ganha. Se o segmento não ganhar, não há futuro, portanto, acreditamos na transparência para um relacionamento duradouro.
  • Que dicas você daria a um jovem empreendedor?
    Que hoje não há lugar para amadores. Não importa se é um jovem empreendedor ou se é um empreendedor jovem. O importante é estar bem preparado para enfrentar o mercado com conhecimento, estudo, planejamento, entre outros requisitos.

CURIOSIDADES

  • Fundada em 1956, na cidade de São Jerônimo, interior do Rio Grande do Sul, por Otélio Drebes, a Lojas Lebes tornou-se uma das maiores redes varejistas do Estado.
  • A empresa, que fatura por ano R$ 1 bilhão, começou vendendo gêneros alimentícios e, ao longo do tempo, cresceu e se solidificou ampliando a sua área de atuação.  
  • Hoje, disponibiliza um variado mix de produtos nas linhas de moda, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, entre outros.  
  • A Lebes atua também no ramo da indústria de confecção, produzindo mais de 1 milhão de peças por ano, comercializadas exclusivamente nas lojas da rede.  
  • Conta também com um Centro Administrativo no município de Eldorado do Sul (sede da empresa), em área de dois mil metros quadrados, e um moderno Centro Logístico de 19 mil m², situado no Parque Logístico em Gravataí.

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