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“O modelo foi bem aceito”

Como o casal Ana Carolina e Alex Xavier Bortolini transformou, em três anos, a Tudo em Grãos em um case de franchising

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SILVANA TOAzZA
silvana.toazza@pioneiro.com

O casal Ana Carolina, 29 anos, e Alex Xavier Bortolini, 35, inaugurou em junho de 2014, em Caxias do Sul, a Tudo em Grãos, boutique especializada em produtos naturais a granel. O que eles não imaginavam é que, em três anos, chegariam a mais de uma dezena de estabelecimentos em várias cidades.

– Iniciamos com uma loja e sonhando um dia ser franquia, só não esperávamos que ocorresse tão rápido – expressa Alex.

A marca espalhou seus grãos (e seu conceito) de forma ágil no vitaminado mercado da alimentação saudável e já avançou as fronteiras gaúchas. Resultado de ingredientes como planejamento, nicho estratégico, foco no cliente e muita dedicação.

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de grão em grão  Rede comandada por Ana Carolina e Alex chegará a 14 lojas até o final do ano

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Nosso planejamento de médio prazo prevê a abertura de cinco franquias por ano, tendo como foco as regiões Sul e Sudeste 

A seguir, entrevista com Alex Xavier Bortolini, diretor comercial da Tudo em Grãos:  

  • Pioneiro: Como nasceu a Tudo em Grãos?  
    Alex Xavier Bortolini: A ideia de criar a Tudo em Grãos surgiu em 2013, quando eu conheci uma loja de produtos naturais a granel em Passo Fundo, cidade natal da minha esposa e sócia, Ana Carolina. Na época, o que chamou nossa atenção foi o modelo de venda a granel e o bom espaço que esse segmento poderia encontrar em Caxias do Sul, pois até então era muito pouco explorado. Já a proposta de layout e composição de mix foi elaborada por nós (eu e minha esposa) e depois evoluída com o auxílio de nossos clientes e parceiros. 
  • Quantos pontos de venda e funcionários o grupo possui?
    Hoje, são duas lojas próprias em Caxias e chegaremos a 12 franquias até dezembro de 2017, alcançando um total de 41 funcionários na rede. Além de Caxias, onde temos duas lojas próprias e uma franquia, as cidades abrangidas pela marca são Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Gramado, Passo Fundo (duas operações), Porto Alegre, Erechim, Antônio Prado (será uma minifranquia, com estreia no final de outubro) Guarapuava/PR e Campeche/SC (abertura prevista para a segunda quinzena de novembro). 
  • A que atribui esse avanço de forma rápida da rede? 
    Entendemos que o modelo foi bem aceito pela união de alguns fatores, como o sistema de venda a granel com uma grande variedade de produtos, a pouca exploração desse segmento na cidade, a eficiência da gestão de relacionamento que conseguimos executar com nossas equipes, clientes, parceiros e fornecedores e a assertividade de nosso planejamento prévio ao negócio. Outro fator relevante é o constante crescimento do ramo de alimentação natural, que, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), deve se manter assim pelos próximos anos. No ramo de franquias, nosso crescimento, apesar de rápido, foi natural, pois a maioria dos franqueados era nossos clientes e identificou, assim como nós, a oportunidade de investir nesse filão e ter bons resultados. E esse é um ponto bem importante, pois já podemos aprender durante esse período que, quando o franqueado se identifica com o segmento e decide atuar nele, ou seja, não só investir mas atuar nas lojas, isso traz bons resultados para todos, franquia e franqueadora. É justamente esse perfil que buscamos para nossa rede. 
  • Quais os planos de expansão em termos de novas lojas e mercados?
    Nosso planejamento de médio prazo prevê a abertura de cinco franquias por ano, tendo como foco as regiões Sul e Sudeste. Além disso, buscamos fortalecer a gestão e o suporte sobre as franquias em operação, otimizando seus processos e entregando cada vez mais qualidade de produtos e serviços aos nossos clientes. Não é foco de curto prazo, mas não está descartada a abertura de novas lojas próprias em Caxias, dependendo das oportunidades que surgirem. Temos também projetos voltados ao reforço da cadeia de suprimentos, com ganho de escala nas compras e logística da rede. E cerca de seis projetos específicos para a evolução da experiência de compra de nossos clientes, agregando vantagens, informações, comodidade e serviços. 
  • Qual a previsão de faturamento em 2017 e de crescimento percentual da rede?
    Para 2017, a projeção de faturamento está em torno de R$ 8,5 milhões e o nosso planejamento para 2018 deve nos conduzir a um crescimento de 18% para o faturamento vegetativo (de unidades já em operação) e de 45% em volume de lojas.  
  • Qual dica você daria a um empreendedor que está começando um negócio?
    Um planejamento inicial, mesmo que simples, é fundamental, não só financeiro mas também de gestão e de posicionamento do produto ou serviço a ser ofertado. Pois o consumidor está cada vez mais exigente e conhecedor do que ele busca para o consumo. Encontrar um diferencial que seja reconhecido pelo consumidor também faz a diferença e pode alavancar qualquer negócio, seja ele simples ou elaborado. Manter o foco principal no seu negócio/cliente e não na concorrência pode economizar energia e promover crescimento. Manter uma postura positiva em relação à vida (ou pelo menos ao negócio) também ajuda e, quando oportuno, fazer boas parcerias. 
  • Estar situado em um filão estratégico basta para um empreendimento ter sucesso?Com certeza não, o mercado está cheio de empresas mal-sucedidas em excelentes segmentos. A salvo se você tiver o monopólio do setor/produto, você terá de se dedicar muito para ter êxito e, mais ainda, para manter esse êxito. Vivemos em uma época em que tudo pode mudar rapidamente e um negócio precisa estar conectado para mudar junto, seja por força política, econômica ou de consumo, como tem ocorrido com o mundo digital. Estar em um filão estratégico é bom, mas, para se manter competitivo dentro dele, é preciso muita dedicação.

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