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10 DE dezembro DE 2018

+entrevista

Olhar além de Caxias

Parvati Posser, diretora da Pole Modas, fala dos planos de abrir mercado além das fronteiras locais

Mobirise



SILVANA TOAZZA
juliana.bevilaqua@pioneiro.com

Com quatro lojas físicas e o e-commerce, a caxiense Pole Modas se consolida no varejo de moda feminina investindo em inovação e acompanhando as novidades almejadas pelas clientes.

Tanto que foi uma das primeiras redes (senão a primeira) do setor na cidade a investir em vendas online, quando o assunto ainda engatinhava no filão da moda. E não se arrepende: hoje, a loja virtual responde por 5% do faturamento total do grupo.

– Ainda é tímido, mas o crescimento de um ano para o outro tem sido muito superior ao incremento de uma loja física – salienta Parvati Posser, 38 anos, diretora de Mídias Digitais e E-commerce da Pole Modas.

A empresária revela que, nos planos de longo prazo, está a abertura de novos mercados fora de Caxias do Sul. E, já em 2019, haverá a repaginação da filial no Caxias Plaza Shopping. 2018 representa a retomada dos negócios, com previsão de crescimento de 11%, dois pontos percentuais acima do previsto.

Casada com Márcio de Oliveira e mãe de Lorenzo (10 anos) e Bernardo (7), a administradora de empresas concedeu entrevista ao Pioneiro:

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Mobirise

As pessoas estão resgatando a confiança no seu poder de compra e percebemos no mercado uma demanda reprimida

  • Quando a Pole nasceu e como era no começo?
    A Pole Modas iniciou as atividades no ano de 1977, na época como uma malharia – Malharia Casas Pole. Três anos depois, passou a chamar-se Pole Magazine, comercializando peças produzidas pela malharia e de outras marcas, além de um mix variado de cama, mesa, banho, infantil e masculino. Na década de 90, encontrou a sua verdadeira vocação: oferecer moda e tendências ao público feminino. Em 1995, adotou o nome Pole Modas. 
  • Quantos anos de história, lojas e número de funcionários são hoje?
    Neste ano, a Pole Modas completou 41 anos. Hoje, a empresa conta com quatro lojas físicas em Caxias do Sul (nos shoppings Iguatemi Caxias e Caxias Plaza, no bairro São Pelegrino e no Exposição) e a loja virtual no endereço www.polemodas.com.br. A equipe é formada atualmente por 27 funcionários e quatro diretoras. 
  • Quais as perspectivas de crescimento para 2018?
    Tudo indica que o ano de 2018 fechará com crescimento de 11%, superando em dois pontos percentuais a meta projetada para o período. Esse resultado positivo se deve ao engajamento da equipe e à busca pela inovação constante da empresa, juntamente com a retomada da economia que sinaliza números positivos. 
  • A empresa foi impactada pela crise financeira dos últimos anos?
    Com certeza. Sentimos que houve uma retração do mercado, uma parte das nossas clientes reduziu o poder de compra, e também percebemos insegurança e cautela por parte das nossas consumidoras. Felizmente, esse cenário já está mudando. 
  • Qual a participação do e-commerce nas vendas da empresa?
    A Pole Modas está com uma loja virtual há quase cinco anos. Fomos a loja pioneira no varejo de moda da região a apostar neste canal que, no ano de lançamento, era ainda pouco utilizado. Tivemos um crescimento gradual neste tempo de e-commerce e hoje ele representa 5% do faturamento total do grupo. Ainda é tímido, mas o crescimento de um ano para o outro tem sido muito superior à expansão de uma loja física. No início, vendíamos praticamente para São Paulo e Minas Gerais, mas, a partir de 2017, as vendas para o Rio Grande do Sul começaram a crescer e hoje chegam a quase 50% do faturamento do nosso e-commerce. 
  • Que outras estratégias a Pole adota para minimizar as dificuldades e crescer?
    Acreditamos que várias pequenas estratégias se somam para atingir os nossos resultados positivos. Um propósito muito forte para a empresa é o relacionamento com as nossas clientes. Buscamos isso com qualificação da equipe (todos os profissionais têm uma hora de treinamento por semana incluída no seu horário de trabalho) e atenção dedicada a cada cliente que entra na loja. Também lançamos anualmente uma campanha institucional da marca, que busca se identificar e criar empatia com as clientes e a comunidade, além de levantar “bandeiras” que acreditamos. Em 2018, por exemplo, lançamos a campanha beleza #semfiltro. Outro ponto a ser destacado é que temos um setor interno dedicado exclusivamente às mídias sociais. 
  • Moda ainda é vista como supérfluo?
    De forma alguma. A moda vai muito além de tendências ou imposições do que devemos vestir. Moda vem de dentro, da essência, do estilo, da atitude, da personalidade, do sentir e do viver de cada um. Sentir-se bem e bonita com a roupa que escolhemos mexe com a nossa autoestima e com a nossa felicidade. 
  • O Natal 2018 será melhor do que o de 2017?
    Acreditamos que sim. O Natal deve continuar com a tendência de crescimento do ano. As pessoas estão resgatando a confiança no seu poder de compra e percebemos no mercado uma demanda reprimida devido ao histórico dos anos anteriores. 
  • Quais os projetos de expansão da rede? Alguma nova loja no horizonte?
    A Pole Modas tem a inovação no seu DNA e está sempre buscando novas soluções tecnológicas para facilitar o dia a dia das clientes. Nossa prioridade, a curto prazo, é viabilizar o aplicativo da Pole Modas. A longo prazo, estamos estudando a abertura de novos mercados fora de Caxias do Sul. Em 2019, faremos uma repaginação geral da loja no Caxias Plaza Shopping. 
  • Há perspectiva de ampliar as equipes para o fim do ano?
    Não costumamos contratar equipes temporárias, porque trabalhamos com um formato de atendimento diferenciado que exige uma equipe qualificada, diferente do perfil de profissionais temporários. 
  • O que espera de 2019?
    As perspectivas para 2019 são bastante otimistas. A economia tem indicado sinais de melhora. Além disso, as tecnologias estão chegando a custos mais acessíveis para empresas médias e pequenas, e isso facilitará o relacionamento e possibilitará uma comunicação mais assertiva com nossas clientes.

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