+artigo

Suco de uva e
benefícios à saúde

Pioneiro



CAROLINE DANI

Biomédica, finalista do 11º Prêmio Saúde/
Nutrição, da editora Abril 

Inúmeros estudos científicos vêm sendo publicados demonstrando a importância do suco de uva 100% à saúde. No caso de uma pessoa adulta, se consumidos diariamente cerca de 400ml da bebida, pode-se prevenir diversas doenças, dentre elas as cardiovasculares, inflamação, envelhecimento precoce, câncer e, especialmente, as enfermidades neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. Já existem diversas pesquisas que demonstram a proteção ao cérebro. Em um estudo com idosos, por exemplo, se constatou melhora de memória e cognição, aumentando, inclusive, a atividade em diferentes regiões cerebrais.

Apesar da vasta literatura que comprova os benefícios do suco de uva 100%, que tem a fruta como seu único ingrediente, desenvolvi, juntamente com outros profissionais, um estudo pioneiro sobre os benefícios transgeracionais, ou seja, o consumo materno de suco de uva contribuindo para a saúde dos descendentes. Corroborando com evidências que vêm indicando que os hábitos de vida maternos são capazes de modular a saúde e o comportamento dos seus filhos, podendo alterar funções neurais, aspectos cognitivos e respostas neuroendócrinas, como diabetes, obesidade e doenças associadas.

Os primeiros dados que comprovam esse efeito transgeracional foram publicados em 2015 em uma pesquisa publicada pelo nosso grupo, onde demonstramos que o consumo diário de suco de uva gestacional e pós-lactação diminuiu significativamente os níveis do colesterol total e dos triglicerídeos, além de aumentar os níveis do bom colesterol na prole. Os estudos do consumo na gestação ou na lactação demonstraram que podem diminuir as chances de tumores mamários, bem como reduzir a obesidade e o acúmulo de gordura visceral, principalmente no fígado. Apesar desses dados, nada se conhecia sobre o efeito transgeracional do suco de uva sobre a cognição e memória dos descendentes. Então, buscamos avaliar também o efeito da dieta hiperlipídica (rica em gordura) associada ou não com suco de uva tinto durante a gestação e lactação em ratas sobre os níveis hipocampais de acetilação global da histona H4 (um marcador da epigenética) em sua prole em diferentes idades: adolescentes e adultos jovens. Dentre os resultados obtidos, o consumo materno de suco de uva aumentou os níveis de acetilação da histona H4 no hipocampo de ratos adolescentes. Como o hipocampo é o órgão do cérebro responsável pela memória, este dado está diretamente ligado com a cognição dos filhos. E este efeito está exclusivamente ligado com fase da adolescência, período onde se tem mais neuroplasticidade, maior capacidade cerebral e maior capacidade dos neurônios se 

Pioneiro

A ingestão da bebida durante a gestação pode ser benéfica para o aprimoramento cognitivo durante a adolescência

Demonstramos, assim, pela primeira vez, que o consumo de suco de uva 100% durante a gestação e lactação aumenta os níveis de acetilação da histona H4 no hipocampo da prole durante a adolescência. Este também é o primeiro estudo que considerou a idade dos descendentes, evidenciando que a ingestão da bebida durante a gestação pode ser benéfica para o aprimoramento cognitivo durante a adolescência. Por outro lado, essa resposta não é observada na fase adulta da prole. Assim, conclui-se que as escolhas nutricionais maternas impactam no funcionamento do sistema nervoso da prole via modulação epigenética de forma idade-dependente, sugerindo o efeito positivo do suco de uva no aprimoramento das funções cognitivas na adolescência.

A epigenética estuda de que forma os estímulos externos podem alterar o “comportamento” de genes específicos sem modificar a sequência primária do DNA. É a interface entre o ambiente e o material genético, evidenciando que o estilo de vida é capaz de silenciar ou ativar genes associados com diferentes funções fisiológicas e/ou doenças, o que pode ter impacto transgeracional. Dentre os fatores ambientais, destaca-se a dieta, a qual modifica o fenótipo dos descendentes via modulação epigenética.

Pioneiro

Os Empreendedores

IOTTI
iotti@iotti.com.br

Clique e leia mais




+ARTIGO

As decisões tomadas pelos gestores com base exclusivamente no texto poderão expor suas empresas a risco exacerbado

+CONSUMO

Barbearias, estéticas, salões e outros negócios no segmento avançam em diferentes pontos da cidade

+ENTREVISTA

Julio d’Agostini, fundador da Boccati, diversificou os negócios e colherá crescimento de 18% no ano

+AGENDA

Oportunidades, cursos, seminários e exposições. Programe-se para os eventos na região

Compartilhe