+ENTREVISTA

“Evito as notícias ruins”

julio d’Agostini, fundador da boccati, diversificou os negócios e colherá crescimento de 18% no ano

Pioneiro



silvana toazza

silvana.toazza@pioneiro.com

Ela não é apenas uma loja. Tem também indústria de taças e champanheiras de “injetados” (em poliestireno). Não é apenas uma loja de vinhos. Trabalha também com gastronomia, cestas, acessórios, brindes e presentes empresariais.

Idealizada pelo empresário Julio D’Agostini em 1995, a Boccati é assim. Difícil de rotular. Fácil de encantar. A wine store de 1.780m² no bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul, possivelmente é uma das maiores do setor no sul do país. Nasceu como representante das maçãs Rasip e do queijo Gran Formag- gio, da RAR. Depois vieram os vinhos da Miolo, e o portfólio não cessou nunca mais de ganhar efervescência.

Pelos seus recantos e adegas subterrâneas, estão expostos 3,3 mil rótulos de vinhos e espumantes nacionais e importados. Ganhou o Brasil com seu catálogo de vendas online, recheado de itens personalizáveis.

Para crescer, não ficou refém do setor vinícola: investiu pesado na loja, diversificou a linha de produtos e colhe resultados. A seguir, trechos da entrevista concedida pelo fundador e diretor da Boccati, Julio D’Agostini:

Pioneiro

sem fronteiras Com o e-commerce, 80% das vendas são para fora de Caxias, revela empresário

Pioneiro
Pioneiro


Percebemos tendências neste mundo da enogastronomia e encontramos o caminho

  • De que forma a crise econômica impactou nos negócios da Boccati?
    Na verdade, a crise econômica acabou impactando mais no fator psicológico das pessoas, tornando-as um pouco mais inseguras no momento da compra. Nós, da Boccati, permanecemos com nosso trabalho mostrando aos clientes um pensamento positivo e a importância de continuar com sua qualidade de vida, com os benefícios do vinho e de uma boa gastronomia. 
  • Como transformar uma loja de vinhos em um dos maiores empreendimentos do setor no sul do país?
    Sempre pensamos, desde o início, em agregar produtos, pois os clientes querem novidades. Começamos com queijo, depois vinhos, acessórios, champanheiras e taças de fabricação própria. Percebemos tendências neste mundo da enogastronomia e encontramos o caminho. E agora, neste momento em que a experiência é tão importante e procurada pelo consumidor, estamos apostando na realização dos mais variados eventos, unindo vinhos e gastronomia com apresentações artísticas e oportunizando aos clientes um ambiente de relacionamento e confraternização. Fizemos algumas apostas que têm dado certo, mas precisamos nos manter em movimento e atentos às demandas geradas pelo cliente, que cada vez mais busca novidades e qualidade na entrega de produtos e serviços. 
  • Com quantos rótulos a Boccati trabalha e qual o preço mais caro por um vinho?
    Hoje, a Boccati trabalha com mais de 3,3 mil rótulos, entre vinhos e espumantes nacionais e importados. Os exemplares vão de vinhos do dia a dia a raridades, dignas de ocasiões especiais. Há vinhos para todos os gostos e bolsos, com bom custo-benefício. 
  • De que forma a diversificação de negócios, com a produção de taças e outros itens para festas, contribuiu para alavancar e garantir crescimento à Boccati?
    O crescimento ocorreu, pois, além de vender para os nossos clientes locais, conseguimos outros mercados interessantes que não atingíamos antes. Hoje, os segmentos nos quais a Boccati atua geram um equilíbrio para a empresa. A diversificação é importante para que não nos tornemos dependentes de alguma linha de produtos ou perfil de clientes específico, tendo maior liberdade para arriscar em alguns momentos e buscar novidades conforme as tendências do mercado. Com a produção de taças e itens para festas, a Boccati está presente em diversos eventos no Brasil e Exterior. 
  • Que receita você daria a um empreendedor que esteja começando um negócio?Receita é difícil, mas existem coisas que não podem faltar, como conhecimento do negócio, ter consciência de que, quando a gente é dono, trabalha muito mais do que quando é colaborador, estar sempre pensando onde pode melhorar para poder beneficiar o cliente e ter paciência, pois o retorno é lento e o essencial é crescer aos poucos. Formar uma boa equipe é fundamental. Com certeza, sem nossa equipe, jamais teríamos vencido os desafios pelos quais passamos. O sucesso é de todos. Nos tempos atuais, os bons relacionamentos também são muito importantes, é sempre bom relacionar-se com pessoas que mantêm um pensamento positivo, para poder compartilhar coisas boas e expectativas para o futuro. A troca de experiências, sempre com humildade para reconhecer e ouvir o outro, é essencial para evoluir. Busco evitar as notícias ruins, além de dormir melhor, acordo sempre mais motivado. 
  • Quais os planos de expansão da Boccati? Quantos funcionários possui hoje e qual a metragem da loja?
    Queremos nos fortalecer. Estamos dando treinamentos internos para os colaboradores e participando de várias feiras e eventos, buscando atualização, capacitação e entendendo as tendências dos mercados nos quais atuamos. A Boccati conta hoje com uma estrutura de 1.780m² em sua sede principal e loja, e uma equipe de 50 profissionais (entre a indústria e o comércio). 
  • Quais as perspectivas de crescimento nas vendas em 2017 e quais os filões que se destacam?
    Estamos muito contentes com as vendas deste ano e, o mais importante, é que a comercialização de nenhum produto em específico apresentou queda. Hoje, nossas vendas têm a representatividade de apenas 20% em Caxias do Sul e 80% para demais localidades do Brasil e Exterior. Neste ano, teremos um bom acréscimo de procura dos vinhos e dos produtos de fabricação própria no e-commerce, trabalhando com clientes do Brasil todo. Prevemos um crescimento médio de 18% nos negócios para 2017.

Clique e leia mais




+ARTIGO

As decisões tomadas pelos gestores com base exclusivamente no texto poderão expor suas empresas a risco exacerbado

+CONSUMO

Barbearias, estéticas, salões e outros negócios no segmento avançam em diferentes pontos da cidade

+ENTREVISTA

Julio d’Agostini, fundador da Boccati, diversificou os negócios e colherá crescimento de 18% no ano

+AGENDA

Oportunidades, cursos, seminários e exposições. Programe-se para os eventos na região

Compartilhe