build your own website for free

+ARTIGO

A TI como caminho a seguir

Mobirise



THIARLEI MACHADO MACEDO
Diretor exectutivo da Enttry Software e presidente do
Trino Polo – APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha

Nos últimos anos, temos visto Caxias do Sul regredir de uma posição de destaque nacional para uma posição secundária no cenário econômico. Isso se deve a diversos fatores, entre eles a matriz econômica atual, que se baseia principalmente na produção metalmecânica.

O mundo mudou e utilizar internet, aplicativos e tecnologia se tornou parte do dia a dia de toda a população. Não adianta remarmos contra a maré.

Uma opção viável para reverter a atual situação é o fortalecimento e o desenvolvimento da indústria local de software (programas de computador, sites e aplicativos). Diversas cidades do Brasil e do mundo escolheram eleger a vocação de Tecnologia da Informação (TI) como caminho a seguir e já estão tendo ótimos resultados, entre elas: São Leopoldo, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte. Assim como regiões inteiras em Israel, Reino Unido e Estados Unidos elegeram para si a vocação de desenvolver tecnologia para o seu país e para mundo.

A primeira ação a ser tomada é que se eleja a Tecnologia da Informação como uma prioridade para a região de Caxias do Sul e que isso seja um fato e fique muito claro para todos que se envolvem no desenvolvimento da nossa região.

A Tecnologia da Informação é uma indústria limpa, onde o trabalho é predominantemente intelectual, sem a necessidade de atividades físicas exaustivas, paga bons salários, as pessoas trabalham em ambientes confortáveis e sem os riscos da indústria tradicional. Propicia uma ótima qualidade de vida para as pessoas que atuam na área.

Não existe necessidade de matéria prima, estoques, transporte de mercadorias, portos e aeroportos, pois o software é feito utilizando o conhecimento e a criatividade das pessoas e é distribuído geralmente pela internet.

Mobirise

A primeira ação é que se eleja a Tecnologia da Informação como uma prioridade para a região de Caxias do Sul e que isso seja
um fato e fique muito claro

Para o governo, gera arrecadação nas esferas municipal, estadual e federal, além de ter um forte potencial exportador e de ser um forte fomentador do desenvolvimento regional, pois a maior parte do faturamento das empresas de software é convertida em salários para os trabalhadores locais, que gastam na cidade, fazendo o comércio e os serviços se desenvolverem e gerarem mais impostos.

Para trabalhar neste setor, é necessário se qualificar e ter uma formação acadêmica adequada, desenvolvendo as pessoas locais e atraindo para nossa região empresas de tecnologia e mão de obra extremamente qualificada que têm muito a contribuir com o desenvolvimento da região.

Caxias do Sul já tem potencial e a infraestrutura necessária para iniciar a realizar esta transformação, mas para isso acontecer é imprescindível o envolvimento de todos, e que cada um faça sua parte.

O governo local precisa demonstrar com fatos que deseja desenvolver a TI na região, e trabalhar para viabilizar este início de processo de transformação. Entre as ações necessárias estão: estruturar e implementar a lei de desenvolvimento e inovação para as empresas que realmente inovam; investir na educação de base com qualidade; fomentar o desenvolvimento de startups e do ecossistema de empreendedorismo da região; e além disso, precisa trabalhar para que a cidade seja um bom local para se viver.

O mais importante é que ele desburocratize os processos que estão em sua responsabilidade, apoie e não atrapalhe o empreendedorismo local.

Hoje temos universidades, centros universitários e faculdades com cursos de graduação adequados para a formação de mão de obra, porém muito precisa ser feito em relação a cursos técnicos, pós-graduações, mestrados e doutorados ligados à tecnologia da informação. Já passamos da fase do básico e, se queremos que nossa região se torne referência, é necessário dar o próximo passo em relação às formações tecnológicas.

Os empresários dos demais setores precisam olhar para a Tecnologia da Informação como uma ferramenta poderosa que pode transformar os negócios já existentes e levá-los a um novo patamar de competitividade.

Se cada um fizer sua parte, todos têm a ganhar com a mudança da matriz econômica através do fortalecimento e desenvolvimento do setor de TI na Serra Gaúcha.

Mobirise

Os Empreendedores

IOTTI
iotti@iotti.com.br

Mobirise

Clique para ler mais

A Tecnologia da Informação para diversificar a matriz econômica

Startups buscam recursos para tirar projetos do papel

Mauro Bellini fala do futuro da Marcopolo em Caxias do Sul

Confira cinco dicas do que fazer após uma demissão

Oportunidades, cursos, seminários e exposições. Programe-se para os eventos na região

Compartilhe