+artigo

Inovações e avanços
no suporte ao cliente

Mobirise



FERNANDO HANSEN
Diretor de Projetos e Serviços da Metadados, idealizador do HDI RS e vice-presidente do grupo HDI SOAB (Software Advisory Board)

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) será palco, dia 8 de agosto deste ano, para a segunda edição do Congresso HDI RS. Inspirado no tema Transformação Digital, o evento vai reunir especialistas das áreas de serviços e suporte ao cliente para discutir práticas e tendências deste setor que se desenvolve a cada dia. Antes de convidar para esse importante congresso, no entanto, peço licença para falar um pouco mais sobre a HDI e seu capítulo Rio Grande do Sul.

O HDI RS é único capítulo nacional dessa associação referência no desenvolvimento de serviços, atendimento e suporte a clientes no mundo todo. Fundado há pouco mais de um ano, o HDI RS já reúne mais de 20 empresas de Caxias e região, representadas por profissionais de serviços e suporte ao cliente. A cada dois meses, o capítulo se reúne para trabalhar em conjunto e promover resultados positivos por meio do compartilhamento de cases e da adoção de boas práticas aplicadas nacional e internacionalmente.

Essa iniciativa oferece uma experiência inovadora, proporcionando a expansão e a melhoria contínua dos serviços prestados ao cliente pelas empresas de nosso Estado. A proposta se tornou um modelo de referência a ser copiado e difundido em todo o país. O HDI RS está sob o “guarda-chuva” do HDI SOAB (Software Advisory Board), grupo de profissionais que atua na indústria de suporte a software, cuja principal missão é prover recomendações e informações sobre as tendências e necessidades deste mercado. Mercado este que, em termos de suporte técnico, tem como principal peculiaridade a satisfação do cliente final, comprador do sistema.

Mobirise

Caxias do Sul sedia o único capítulo brasileiro da associação internacional HDI, de profissionais do mercado de suporte ao cliente 

Fundado em 1989 por Ron Muns, a HDI é hoje a maior associação do mundo de profissionais do mercado de suporte a cliente/usuário, incluindo Service Desk, Suporte de Campo, Central de Serviços Compartilhados (CSC), Contact Center etc. São mais de 8 mil empresas-membros no mundo. Sua missão é capacitar profissionais desses setores por meio de publicações, relatórios e pesquisas sobre a indústria, treinamentos e certificações de sites baseados em padrões mundiais da indústria de suporte. Além de cursos, o HDI promove eventos e produz, a partir de seus mais de 60 conselhos internacionais espalhados pelo mundo, white papers, pesquisas, estudos, artigos e diversos outros documentos para apoiar gestores e analistas que atuam em uma operação de suporte ao cliente.

Todos os programas de certificação foram desenvolvidos por especialistas do mercado para benefício da coletividade de suporte, com o HDI assumindo o papel de liderança na formação dos comitês com participantes dos Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão, Emirados Árabes, Índia e agora Brasil, trabalhando em conjunto para definir as metodologias e os padrões destes programas.

Nós, do capítulo HDI RS, estamos fazendo nosso trabalho para integrar cada vez mais profissionais a essa proposta de capacitação e desenvolvimento constante. Em maio de 2017, realizamos o primeiro Congresso HDI fora de sua sede nacional, em São Paulo. Agora estamos organizando o segundo encontro, com a certeza de que vamos consolidar nossa presença em Caxias e no Estado. O instituto está olhando estrategicamente para a área de suporte a aplicações de softwares no Brasil, e estamos dando um passo muito importante para proporcionar novos avanços.

Mobirise

Os Empreendedores

IOTTI
iotti@iotti.com.br

Clique e leia mais


+ARTIGO

Busca da população por melhor qualidade de vida sustenta expansão do mercado fitness no município 

+mercado fitness

Busca da população por melhor qualidade de vida sustenta expansão do mercado fitness no município 

+ENTREVISTA

Idalice Manchini é a primeira presidente mulher na história de 64 anos do Sindilojas de Caxias

+educação finaceira

Situação atinge 12% da população. Veja 10 passos para organizar as contas pessoais para o período

+agenda

Oportunidades, cursos, seminários e exposições. Programe-se para os eventos na região

Compartilhe