FERNANDO HANSEN
Diretor de Projetos e Serviços da Metadados, idealizador do HDI RS e vice-presidente do grupo HDI SOAB (Software Advisory Board)
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) será palco, dia 8 de agosto deste ano, para a segunda edição do Congresso HDI RS. Inspirado no tema Transformação Digital, o evento vai reunir especialistas das áreas de serviços e suporte ao cliente para discutir práticas e tendências deste setor que se desenvolve a cada dia. Antes de convidar para esse importante congresso, no entanto, peço licença para falar um pouco mais sobre a HDI e seu capítulo Rio Grande do Sul.
O HDI RS é único capítulo nacional dessa associação referência no desenvolvimento de serviços, atendimento e suporte a clientes no mundo todo. Fundado há pouco mais de um ano, o HDI RS já reúne mais de 20 empresas de Caxias e região, representadas por profissionais de serviços e suporte ao cliente. A cada dois meses, o capítulo se reúne para trabalhar em conjunto e promover resultados positivos por meio do compartilhamento de cases e da adoção de boas práticas aplicadas nacional e internacionalmente.
Essa iniciativa oferece uma experiência inovadora, proporcionando a expansão e a melhoria contínua dos serviços prestados ao cliente pelas empresas de nosso Estado. A proposta se tornou um modelo de referência a ser copiado e difundido em todo o país. O HDI RS está sob o “guarda-chuva” do HDI SOAB (Software Advisory Board), grupo de profissionais que atua na indústria de suporte a software, cuja principal missão é prover recomendações e informações sobre as tendências e necessidades deste mercado. Mercado este que, em termos de suporte técnico, tem como principal peculiaridade a satisfação do cliente final, comprador do sistema.
Caxias do Sul sedia o único capítulo brasileiro da associação internacional HDI, de profissionais do mercado de
suporte ao cliente
Fundado em 1989 por Ron Muns, a HDI é hoje a maior associação do mundo de profissionais do mercado de suporte a cliente/usuário, incluindo Service Desk, Suporte de Campo, Central de Serviços Compartilhados (CSC), Contact Center etc. São mais de 8 mil empresas-membros no mundo. Sua missão é capacitar profissionais desses setores por meio de publicações, relatórios e pesquisas sobre a indústria, treinamentos e certificações de sites baseados em padrões mundiais da indústria de suporte. Além de cursos, o HDI promove eventos e produz, a partir de seus mais de 60 conselhos internacionais espalhados pelo mundo, white papers, pesquisas, estudos, artigos e diversos outros documentos para apoiar gestores e analistas que atuam em uma operação de suporte ao cliente.
Todos os programas de certificação foram desenvolvidos por especialistas do mercado para benefício da coletividade de suporte, com o HDI assumindo o papel de liderança na formação dos comitês com participantes dos Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão, Emirados Árabes, Índia e agora Brasil, trabalhando em conjunto para definir as metodologias e os padrões destes programas.
Nós, do capítulo HDI RS, estamos fazendo nosso trabalho para integrar cada vez mais profissionais a essa proposta de capacitação e desenvolvimento constante. Em maio de 2017, realizamos o primeiro Congresso HDI fora de sua sede nacional, em São Paulo. Agora estamos organizando o segundo encontro, com a certeza de que vamos consolidar nossa presença em Caxias e no Estado. O instituto está olhando estrategicamente para a área de suporte a aplicações de softwares no Brasil, e estamos dando um passo muito importante para proporcionar novos avanços.
IOTTI
iotti@iotti.com.br
Busca da população por melhor qualidade de vida sustenta expansão do mercado fitness no município
Busca da população por melhor qualidade de vida sustenta expansão do mercado fitness no município
Idalice Manchini é a primeira presidente mulher na história de 64 anos do Sindilojas de Caxias
Situação atinge 12% da população. Veja 10 passos para organizar as contas pessoais para o período
Oportunidades, cursos, seminários e exposições. Programe-se para os eventos na região
Compartilhe