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Movimento
de expansão

número de academias em caxias do sul passou
de 102 a 213 nos últimos quatro anos, uma
expansão que chega a 108%

Mobirise



FERNANDO SOARES
fernando.soares@pioneiro.com

RONI RIGON

Mobirise

mais alunos | Após reforma, Engenharia do Corpo, de Zanella, quer chegar aos 6 mil alunos matriculados

O número de academias em Caxias do Sul deu um salto significativo nos últimos anos. Atualmente, o município conta com 213 estabelecimentos registados no Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF-RS). Quatro anos atrás, o conselho tinha 102 estabelecimentos cadastrados. O crescimento foi de 108% no período. Ou seja, o número de empresas mais do que dobrou. 

A expansão do mercado fitness caxiense acompanha um movimento verificado em nível nacional. No Brasil, o número de academias praticamente duplicou entre 2010 e 2016, de acordo com a Associação Brasileira de Academias (Acad). Paralelamente, a quantidade de clientes em todo o país pulou de 4,7 milhões a 9,6 milhões. Por trás desse movimento, está a crescente busca da população por bem-estar.

Somando Caxias e outros 12 municípios da Serra, o CREF-RS contabiliza mais de 290 academias atualmente.

– A sociedade como um todo tem buscado adotar hábitos de vida saudáveis. E um dos principais elementos para a melhora da condição de vida e de saúde é a prática de atividade física – justifica Márcia Rohr da Cruz, conselheira do CREF-RS na Serra Gaúcha.

Ainda assim, o perfil do segmento tem suas peculiaridades em Caxias do Sul. Ao contrário de outros centros, onde as grandes redes detêm a hegemonia do mercado, em Caxias os negócios de marcas locais e de pequeno e médio portes se sobressaem aos demais.

E diversos estabelecimentos apostam no formato low coast, que consiste na oferta de planos com preços baixos de mensalidade e cuja meta é lucrar com uma grande quantidade de clientes. É a situação da Engenharia do Corpo, academia que conta com mais de 4 mil associados, o maior montante na região da Serra.

– Tínhamos outra unidade, com atendimento personalizado, mas depois veio a crise e, em 2014, vimos a necessidade de buscar novos projetos. Fomos pioneiros na cidade no formato low coast e viemos crescendo mês a mês – aponta o sócio-proprietário Alexandre Zanella.

Quando começou o negócio tendo o pacote econômico como carro-chefe, a academia tinha 1,5 mil clientes. Em 2016, atingiu 2,7 mil alunos e, no ano passado, pulou para 4,3 mil.

Neste ano, a empresa vai investir mais de R$ 3 milhões para ampliar o espaço e dobrar o número de equipamentos para exercícios. A intenção é de chegar aos 6 mil clientes em 2019. Ao final da reforma, a ideia também é se tornar a primeira academia 24 horas de Caxias.


A ascensão do crossfit

Em meio às diferentes modalidades disponibilizadas no mercado fitness caxiense, o crossfit recentemente despontou como uma das favoritas do público. No momento, a cidade tem, pelo menos, quatro boxes de crossfit, um programa de treinamento de força e condicionamento físico a partir de movimentos funcionais. Um dos negócios que surgiu neste ramo é o Farrapos Crossfit, fundado em 2015, hoje com 150 alunos e que quer chegar a 200 em 2018.

– Existem, basicamente, dois grupos que buscam o crossfit: aquelas pessoas que estão enjoadas da academia e buscam algo diferente e aqueles que não praticavam esportes antes e decidiram experimentar o crossfit – aponta Luís Felipe Turra, proprietário do Farrapos Crossfit.

Além de existir demanda para a atividade, outro motivo tem levado a uma série de empreendedores a apostar na criação de espaços destinados ao crossfit. Como a modalidade não exige tantos equipamentos, o investimento inicial em um negócio desse tipo é mais em conta do que o exigido para montar uma academia voltada à musculação.

A montagem de um box de crossfit pode custar entre R$ 200 mil a R$ 1 milhão, enquanto, para uma academia, o montante dificilmente baixa do patamar de R$ 1,5 milhão.


O mercado fitness no Brasil

Faturamento (em bilhões de US$)

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Academias no Brasil

(Em mil unidades)

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Sócios de academias

(Em milhões)

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Oferta de diversas modalidades

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ORIGEM | Bohrer Sports, de Gustavo, começou focada no tênis

Com o crescimento no número de estabelecimentos voltados à prática de atividades esportivas em Caxias do Sul, algumas empresas buscam diversificar seu perfil no intuito de atrair clientes. Em muitos casos, a oferta de uma modalidade como musculação, hoje carro-chefe da maioria dos negócios, vem acompanhada de outras opções, como dança, pilates ou ioga. No entanto, a Bohrer Sports decidiu levar ao extremo essa situação. Ao todo, a empresa oferece 25 modalidades aos associados.

– Vendemos um pacote único no qual a pessoa pode fazer todas as atividades – explica Gustavo Bohrer, sócio-proprietário da Bohrer.

Entre as opções estão atividades dos mais variados tipos, como tênis, corrida, muay thai e zumba. O foco na oferta de diferentes modalidades em um único espaço veio com o tempo. No início, a Bohrer era voltada especificamente para a prática do tênis e apostava, inclusive, na formação de atletas de alto rendimento. Aos poucos, o perfil foi se transformando, em função da demanda do público que frequentava o local.

Gustavo Bohrer chegou a jogar tênis profissionalmente por dois anos.

– Começamos na área fitness em 2011, víamos que tinha uma boa clientela. Mas foi em 2014 que veio o divisor de águas, decidimos realmente investir nessa área. Vimos a necessidade de nos colocarmos como uma academia – conta Gustavo Bohrer.

Desde então, algumas das quadras de tênis foram retiradas para dar lugar aos espaços para musculação, com dezenas de equipamentos para exercícios. Paralelamente, foram criadas salas para outras modalidades, como ginástica, pilates e lutas. E a oferta segue crescendo. A partir deste mês, a academia incluirá na sua lista o beach tennis (tênis de areia) e deve começar a realizar treinamentos funcionais voltados ao público infantil, a partir dos 7 anos de idade.

Atualmente, a Bohrer conta com 2 mil associados. Três anos atrás, eram 3,5 mil inscritos. Segundo Gustavo, dificilmente a empresa voltará ao patamar anterior. O empresário aponta que o aumento no número de opções de estabelecimentos em Caxias faz com que parte do público acabe trocando de academia com frequência.

– As pessoas vão migrando de uma academia para a outra, até para experimentar. A tendência em Caxias é de um mercado cada vez mais pulverizado.

Além da atividade física

A ida massiva da população às academias acaba repercutindo em uma série de outros segmentos da economia. De olho na clientela fitness, diversos negócios em Caxias do Sul oferecem produtos e serviços relacionados às atividades esportivas. As opções vão desde roupas específicas para a prática de exercícios até suplementos alimentares e vitaminas que ajudam a potencializar os resultados obtidos nas academias.

Percebendo que havia potencial para explorar o segmento da moda fitness, a empresária Fabiana Fortes criou uma loja voltada ao vestuário para atividades físicas.

Surgiu, assim, há seis anos a Moda Fitness e Fashion, negócio que conta com uma unidade em Caxias do Sul e que vende roupas e acessórios específicos para o público feminino. A ideia é focar em produtos versáteis, que possam ser utilizados em diferentes ocasiões.

– Hoje as pessoas estão buscando o bem-estar. E não é só na musculação, as pessoas estão buscando atividades mais tranquilas, como ioga, caminhada ou corrida – analisa Fabiana.

Ainda que tenha canais de venda pela internet, a Moda Fitness e Fashion tem 80% de seu faturamento oriundo da loja física. O público consumidor acaba sendo oriundo de Caxias e de alguns municípios do entorno. As calças legging são as campeãs de vendas.

Há também empreendimentos que acompanharam de perto a ascensão do mercado fitness no município. É o caso da Vida Natural Caxias (VNC), empresa fundada nos anos 1980 com foco na venda de suplementos alimentares. No início, o negócio comercializava basicamente grãos e fibras, mas hoje em dia dispõe até mesmo de uma linha própria de produtos, como aminoácidos e proteínas, entre outros.

Apesar de ter mais de 30 anos de mercado, a VNC começou a fabricar produtos com sua própria marca há pouco tempo. A empresa apenas coloca o nome nos rótulos, já que os suplementos são feitos por uma fábrica parceira, localizada em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre.

– Nos inspiramos no modelo das grandes redes de suplementos do exterior, que têm marca própria. Esse mercado vem crescendo bastante nos últimos anos – aponta Matheus Brito, filho do fundador da marca e hoje um dos sócios-proprietários.

Brito diz que Vida Natural Caxias não sentiu tanto o peso da recessão, pois continuou com a demanda aquecida. Segundo ele, independentemente da crise, as pessoas “estão buscando saúde”, o que fez com que os negócios se mantivessem em alta nos últimos anos.

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