A atual fase do mercado de trabalho brasileiro conta com diversos profissionais à espera de oportunidades de emprego ou em busca de recolocação profissional.
Do lado das organizações, o cenário é composto por gestores cada vez mais exigentes, ou seja, recrutadores estão em busca de perfis e profissionais específicos. Frente a essa situação, existem habilidades que as organizações desejam encontrar em seus profissionais. São competências que são e serão fundamentais para profissionais que desejam crescimento em suas carreiras.
– A partir de pesquisas e do relacionamento com os recrutadores, listamos essas habilidades fundamentais que os profissionais precisam ter no cenário atual e em se tratando do futuro – afirma Elen Souza, psicóloga e assessora de carreira na Catho.
A Catho é um site de empregos de âmbito nacional que promove o encontro entre candidatos e empresas.
Da mesma forma, as habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações estão mudando. As mudanças são justificadas no contexto da chamada Quarta Revolução Industrial: era da robótica avançada, automação no transporte, inteligência artificial e aprendizagem automática.
A expectativa é de que, nos próximos quatro anos, esses fatores socioeconômicos, geopolíticos e demográficos terão impacto direto no mundo do trabalho. A seguir, 10 dicas importantes para responder às exigências do mercado.
Ser proativo faz com que o profissional identifique o que precisa ser mudado, analise as melhores estratégias e as execute, a fim de solucionar qualquer imprevisto ou mudanças repentinas.
Mobirise is perfect for non-techies who are not familiar with the intricacies of web development and for designers who prefer to work as visually as possible, without fighting with code. Also great for pro-coders for fast prototyping and small customers' projects.
As empresas estão extremamente ligadas à tecnologia, independente do seu porte ou segmento, pois precisam acompanhar a aceleração tecnológica. Desta forma, os profissionais que desejam se destacar neste momento precisam acompanhar e dominar as novas tecnologias em sua área e em áreas correlatas.
Uma pesquisa realizada pela Catho mostrou o peso que a fluência em um segundo idioma pode ter no salário do profissional. Em cargos de coordenação, por exemplo, uma pessoa que fala inglês pode ganhar até 61% a mais do que um trabalhador que tem apenas conhecimento básico no idioma. Infelizmente, ainda é pouco expressivo o número de profissionais com domínio, por exemplo, no idioma inglês. Desta forma, o profissional que buscar investir nessa habilidade poderá ter um rápido retorno do mercado de trabalho.
Apostar em qualificação é o investimento mais indicado para o profissional que quer crescer pessoalmente e em sua carreira. Aprender sempre é o lema dos especialistas mais reconhecidos no mercado.
Habilidade focada na busca por solução de problemas complexos, mediante um pensamento estruturado, capacidade de comunicação clara, habilidade de fazer as perguntas certas, de reconhecer o problema atrás do problema e de olhar para uma questão sob diferentes perspectivas define o conceito de pensamento crítico.
A capacidade de motivar, desenvolver pessoas e de identificar talentos será importante para todos os profissionais, e não apenas para gestores. A capacidade de coordenar as próprias ações de acordo com as ações de outras pessoas, obtendo resultados satisfatórios e em total harmonia para a entrega dos resultados, será uma grande tendência no futuro.
A gestão das emoções é fundamental aos profissionais de todas as áreas e níveis hierárquicos, principalmente em um momento em que a tecnologia ganha tanto espaço. Conhecer e dominar as emoções é uma habilidade que pode fazer os profissionais passarem por crises com mais serenidade e assertividade, sem perder o foco na entrega dos resultados, mantendo o grupo a que pertence motivado.
Pessoas hábeis em analisar dados e ambientes e tomar decisões a partir disso já se destacam no mercado e tendem a ser ainda mais disputadas em um futuro próximo.
A flexibilidade cognitiva é a capacidade para deslocar nossos pensamentos e para adaptar nosso comportamento ao ambiente em mudança. Ou seja, é sua capacidade para desacoplar de uma tarefa precedente e para responder de maneira eficaz a um novo momento.
As mulheres são
tão importantes
para as empresas
familiares quanto
os fundadores
Entre 2014 e 2017, faturamento das empresas do setor caiu mais de 30%
Carlos Bertuol é diretor da Meber, de Bento Gonçalves, líder no Estado na fabricação de metais sanitários
Confira 10 habilidades esperadas pelas empresas de seus trabalhadores
Oportunidades, cursos, seminários e exposições. Programe-se para os eventos na região
Compartilhe