Uma contratação assertiva é primordial para uma empresa, principalmente, em função do alto custo que um erro nessa hora pode representar. Segundo o diretor executivo da Bazz Consultoria em RH, Celso Bazzola, os prejuízos financeiros de uma contratação mal feita pode variar entre 3 até 15 vezes o valor do salário do demitido.
– O número é assustador, mas leve em conta todo o custo existente em um processo de contratação, envolvendo anúncio de vagas, tempo de profissionais de recursos humanos, treinamento, processos trabalhistas, adequação de equipe. Some-se a isso outros valores de perdas financeiras mais diretas, como pagamento de salários, encargos, benefícios, indenizações, improdutividades, retrabalhos, dentre outros valores que foram pagos – calcula Bazzola.
Mas mesmo com os riscos, o caminho para o crescimento é contratar. Assim, o melhor que uma área de RH pode fazer é aperfeiçoar e valorizar todos os processos de contratações.
Faça uma análise prévia de perfis das vagas existentes em sua empresa e perfis de candidatos que deseja encontrar.
Busque a prevenção, criando um banco de currículos com profissionais que tenham características que interessam e que podem ser contratados no futuro.
Detalhe muito bem a vaga em suas divulgações, com capacitação e características que se deve ter, deixando a menor chance possível para dúvidas dos candidatos.
Busque formas de confirmar se o que foi informado pelo candidato está de acordo com a realidade. Hoje, observam-se muitas pessoas que apresentam qualificações que não possuem, ou supervalorizam experiências.
Na entrevista, buscar conhecer o candidato em seus conhecimentos, pressão e até a postura perante uma situação de questionamentos.
Dinâmicas de grupo podem demonstrar a socialização do candidato e sua personalidade e a maneira de analisar o posicionamento quanto a pontos de vistas diferentes e como o candidato absorve as orientações perante a convivência com outras pessoas. Isto demonstra o perfil comportamental em relação ao cargo disponível.
Simulações de situações reais visam a identificar a criatividade, raciocínio e como o candidato se sobressai no momento de pressão, como se estivesse em situação real de trabalho.
Deve ser escolhido um local com privacidade, iluminação, acústica e conforto, para ambos, entrevistador e entrevistado.
O material a ser utilizado na entrevista deve ser previamente preparado, como ficha de anotações, descrição do cargo, quesitos necessários, etc.
A melhor forma é que o entrevistador faça um check-list ou roteiro contendo as informações relevantes que devem ser questionadas ao candidato. Nas entrevistas, existem pessoas que vendem muito bem. O entrevistador deve ter conhecimento do que vai explorar com o candidato, realizando perguntas focadas e que agreguem valor à entrevista e ao objetivo do cargo. Comprar o que foi informado pelo candidato com um pedido de exemplos pode evitar estas surpresas.
Fonte: Celso Bazzola, diretor executivo da Bazz Consultoria em RH
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