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09 de ABRIL de 2018

+entrevista

“A economia é cíclica”

com 41 anos, Gida malhas inaugurou sua nova
sede, de 4 mil metros quadrados, num
investimento de R$ 9 milhões 

Mobirise



SILVANA TOAZZA 

silvana.toazza@pioneiro.com

Nelso Giacomin, 59 anos, é sócio e diretor geral da Gida Malhas, empresa caxiense que completou 41 anos de mercado tecendo a expansão.

A malharia inaugurou recentemente sua nova sede – três vezes maior do que a anterior, no Pio X – em ponto estratégico, na Rua Maria Teresinha Broilo, 617, bairro Cidade Nova, próximo ao Shopping Iguatemi, na rota de acesso à cidade.

A nova unidade fabril, com 4 mil metros quadrados, incluindo fábrica e showroom para pronta-entrega a lojistas, demandou investimento de R$ 9 milhões, entre a compra do terreno e a construção do complexo, o que permitirá alinhavar o crescimento de 40% na produção nos próximos dois anos.

– A decisão de mudar a fábrica para um ponto de fácil acesso, no caminho para Farroupilha, nosso maior centro da pronta-entrega, foi economicamente estratégica – confirma Nelso Giacomin.

A empresa familiar, hoje comandada pelos irmãos Nelso, Maria Helena Giacomin Spido, Ermelinda Giacomin De David e pelo cunhado Vitorio De David, além dos sobrinhos Ronaldo e Esequiel De David, orgulha-se de sua história de superação iniciada em 1977, com a aquisição de um tear usado e o sonho de prosperar em tempos difíceis. Hoje, emprega 55 funcionários e produz 120 mil peças por ano. As roupas femininas e masculinas da malharia são encontradas em lojas multimarcas espalhadas pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Confira a seguir trechos da entrevista concedida por Nelso Giacomin, casado com Claudia Helena Giacomin e pai de Nicole, 26 anos, e Leonardo, 19. 

Fábio Grison, DIVULGAÇÃO 

Mobirise

expansão | O diretor geral Nelso Giacomin projeta crescimento de 40% na produção em dois anos

Mobirise

Nos primeiros anos de atividade, não tínhamos capital e tampouco mercado para vender os produtos, mas havia vontade de trabalhar e de seguir a caminhada

  • Como surgiu a Gida Malhas?
    Há 41 anos, minhas três irmãs (Ermelinda, Regina e Maria Helena) deram início às atividades, tendo em vista uma necessidade de buscar trabalho para sobrevivência, considerando também que elas possuíam um pequeno conhecimento em costura. Dois anos após (1979), comecei a trabalhar diretamente na malharia, onde estou até hoje. O nome Gida vem de uma fusão de sobrenomes dos sócios (Giacomin e De David). 
  • O que motivou o investimento no novo parque industrial?
    Diante de uma necessidade em aumentar o espaço físico de todos os setores da fábrica, mas o amplo showroom e a localização estratégica foram determinantes para a mudança. 
  •   O momento econômico de cautela não intimidou a expansão?
    Já estávamos planejando o projeto da nova sede desde 2011. Fomos maturando e fazendo caixa, colocamos em prática no início de 2017 e concluímos em fevereiro de 2018. Tivemos uma experiência muito interessante, pois, no ano passado, a construção civil estava em baixa e, por consequência, o mercado disponibilizava muitos profissionais da área e, também, oportunidades de compra de materiais de construção com preços e condições favoráveis. 
  • Com a nova estrutura, em quanto crescem o número de empregos e a capacidade de produção?
    Num primeiro momento, optamos por melhorar as nossas instalações, meta que conseguimos com pleno êxito. Posteriormente, buscaremos realizar novos investimentos no que se refere ao aumento da produção. 
  • De que forma a crise impactou na empresa?
    A empresa vende produtos de inverno e meia-estação, contexto em que o clima é determinante, se sobrepondo aos fatores políticos e econômicos (crise). 
  •   Qual a expectativa de crescimento nos negócios em 2018?
    Estamos trabalhando com uma estimativa de crescimento em torno de 15% em comparação a 2017.  
  • Como foi o desempenho da empresa em 2017?
    Considerando que no ano de 2017 o tempo não colaborou (pouco frio), podemos dizer que tivemos um bom desempenho nos negócios. 
  • Quais os mercados atendidos hoje pela Gida?
    Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, sendo que as nossas vendas se dividem em 25% no RS e 75% em outros Estados. 
  • Qual o público-alvo da empresa?
    Lojas multimarcas, através de representantes (30% do faturamento), e pronta-entrega (70% do faturamento), sendo que grande parte da pronta-entrega é destinada para excursões de lojistas (atacado). 
  • Quais os projetos previstos para os próximos anos?
    Investimento em maquinários e tecnologia para que nos próximos dois ou três anos possamos aumentar nossa produção em torno de 40%.
  • Quais os principais entraves vividos pelo setor? Os importados ainda são uma ameaça?
    Ao longo desses 41 anos de história da Gida Malhas, tivemos inúmeros entraves. Nos primeiros anos de atividade, a empresa não possuía capital e tampouco mercado para vender seus produtos, mas havia uma coisa muito importante: vontade de trabalhar e seguir a caminhada. Porém, o maior desafio foi superar oito planos econômicos entre fevereiro de 1986 e julho de 1995, onde convivemos com uma inflação fora do controle e até reajustes de preços diários. Com relação aos importados, tivemos anos bem preocupantes. Atualmente, é muito normal conviver com produtos importados, isso impulsiona a fabricação de artigos diferenciados e com valor agregado.
  • Que conselhos daria a um jovem empresário?
    Foco, muito trabalho e determinação no seu negócio. Não misturar negócios pessoais com negócios da empresa. Entender que a economia de um país é cíclica, alternando bons momentos e momentos de crise. Sempre que possível, trabalhar com recursos próprios e com uma certa margem de segurança, e boa sorte.

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