simple web maker



19 DE NOVEMBRO DE 2018

+CONSUMO CONSCIENTE

No controle do cartão
de crédito

MAU USO PODE POTENCIALIZAR
HÁBITOS ERRADOS EM RELAÇÃO
À UTILIZAÇÃO DO DINHEIRO

Muitos consumidores brasileiros ainda não conseguem lidar com as dívidas do cartão de crédito, é o que mostra uma recente pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC.

De acordo com o levantamento, 33% dos consumidores não sabem o valor da fatura do mês anterior.

Além disso, outros 25% entraram no famoso rotativo, quando não é pago o valor total da fatura, com os juros mais altos do mercado atualmente (superiores a 200% ao ano).

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, o uso do cartão de crédito pode potencializar os hábitos errados em relação à utilização do dinheiro.

– Devemos nos educar financeiramente para não cair nessas armadilhas.

Confira 10 orientações para um uso mais consciente do cartão de crédito.

Mobirise
  1. O limite do cartão não deve ultrapassar metade do salário ou ganho mensal, evitando gastar mais do que se recebe.
  2. Se escolher parcelar, saiba antes se terá como se comprometer a pagar esses valores nos próximos meses.
  3. Nunca pague a parcela mínima da fatura, pois isso leva à inadimplência e os juros são extremamente altos. Se não conseguir pagar o valor total, procure outra linha de crédito que não ultrapasse 2,5% ao mês.
  4. Evite o pagamento de anuidade do cartão. É possível encontrar cartões que não cobram nenhuma taxa de manutenção. Também nunca empreste o cartão de crédito à outra pessoa, mesmo que seja conhecida.
  5. Se tiver apenas um ganho mensal, deverá ter apenas um cartão de crédito. Caso ganhe semanalmente, poderá ter até três cartões, para os dias 10, 20 e 30. Com isso, poderá comprar seis dias antes do vencimento de cada um deles, ganhando 36 dias para pagamento.
  6. Uma forma educada financeiramente de utilizar o cartão é saber aproveitar os benefícios que o cartão de crédito pode oferecer, sejam prêmios ou milhagens.
  7. O cartão utilizado sem consciência promove compras por impulso. Por isso, cuidado! É preciso ter responsabilidade na hora de consumir. Sempre pergunte se realmente precisa disso, se tem dinheiro para comprar e se tem como pagar a fatura total do cartão no seu vencimento.
  8. Caso perca o controle financeiro e não consiga pagar a fatura total do cartão no vencimento, é preciso fazer, imediatamente, um diagnóstico financeiro e descobrir o verdadeiro problema. Junto com isso, deverá buscar uma linha de crédito com taxas de juros mais baixos.
  9. Lembre-se: você não emprestaria a uma pessoa que não conhece para que pague em prestações sem juros. Portanto, poupe dinheiro, compre à vista e peça descontos.
  10. É importante estar consciente que, ao parcelar no cartão de crédito, haverá pagamento de juros em cada prestação.

Fonte: Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin, www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br)

Clique e leia mais

+ARTIGO

Cada 1% de aumento
na penetração do acesso à rede gera um crescimento de até 0,19% do PIB, o
Produto Interno Bruto

+EMPREENDEDORISMO

Responsável por 2,64% do PIB brasileiro, economia criativa atrai cada vez mais profissionais como alternativa de independência financeira

+DICAS

Mau uso pode potencializar hábitos errados em relação à utilização do dinheiro

+AGENDA

Oportunidades, cursos, seminários e exposições. Programe-se para os eventos na região

Compartilhe