SILVANA TOAZZA
silvana.toazza@pioneiro.com
Ela cresceu brincando em meio às máquinas no pequeno porão onde a metalúrgica fundada pelo pai iniciou as atividades. Quando a empresa adquiriu uma laminadora de rosca, se autodenominava a “rainha do parafuso”, em brincadeira e alusão à novela “Rainha da Sucata”, exibida em 1990 na televisão.
Se quando criança saltitava ao redor de equipamentos, agora Cintia Buzin não pode mais brincar em trabalho, já que a Metalúrgica Buzin depende hoje de seus passos (e decisões) firmes, mesmo sobre saltos altos, que não dispensa nem mesmo ao circular pela fábrica.
A sucessão nos negócios seria natural, pela afinidade com a atividade e passagem por vários setores, mas ela foi antecipada e decorreu de uma fatalidade do destino. Com a morte trágica do pai Jacir Buzin, num acidente na própria empresa, em 2011, coube a Cintia, na época com 33 anos, assumir as rédeas do negócio, transformando a dor em coragem para levar adiante o legado do “mestre”.
– Eu tinha de sofrer e ainda consolar a equipe, que também tinha perdido o líder, um pai para muita gente, ao mesmo tempo em que o mercado não sabia o que aconteceria. Foram dois anos para reconquistar a confiança, ser aceita e respeitada – lembra Cintia, 40 anos.
O mercado não só confiou na jovem empreendedora para dar continuidade à metalúrgica criada pelo pai e mentor como reconhece sua performance como diretora, gestora e líder. Tanto que Cintia Buzin esteve no trio de agraciados com o mérito metalúrgico Gigia Bandera 2018, conferido pelo Sindicado das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias (Simecs) pela contribuição ao setor. Dedicou a homenagem ao seu pai:
– Onde quer que esteja, que ele saiba que estamos dando sequência, com muita garra e dedicação, ao legado que nos deixou – declarou.
Casada com Ismael Busetti e mãe de Nicole (15 anos) e Gabriel (12), a empresária é formada em Administração de Empresas, tem MBA em Gestão Empresarial e responde pela presidência do Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias na gestão 2018/2019.
A seguir, entrevista concedida pela empresária ao Pioneiro:
Antonio Valiente
Estilo | Cintia Buzin pratica uma liderança mais democrática e gosta de ouvir todos os gestores
Existia uma força que me movia e dizia:“agora é contigo, a empresa precisa de ti”
Pesquisa afirma que 97% dos empresários querem investir em 2019 e que 47% deles pretendem gerar novos postos de trabalho.E que a reforma tributária, com 93%, é a maior prioridade para o fortalecimento do setor
Dirigentes empresariais de diferentes setores e economistas da região
fazem projeções otimistas para 2019
Cintia Buzin dirige metalúrgica familiar e foi agraciada com o mérito gigia bandera
Chance deve ser aproveitada para se destacar. Busque informações e tenha comportamento proativo
Compartilhe