Mobirise



07 DE JANEIRO DE 2019

+entrevista

“Otimismo com cautela”

Patricia Mattana fala dos desafios à frente da Arco componentes, QUE DIVERSIFICOU ATUAÇÃO PARA CRESCER

Mobirise



SILVANA TOAZZA 
silvana.toazza@pioneiro.com

Há 25 anos, a Arco Componentes Metálicos fornece 60 milhões de peças por mês para marcas calçadistas renomadas, como Grendene, Nike, Converse, Dakota e Alpargatas. Mas, desde o final de 2014, a empresa identificou uma desaceleração no filão de sapatos, que se intensificou em 2016, por conta dos reflexos da retração econômica?.

Como sobreviver num mercado em constante mudança sem perder a relevância?

A Arco pensou. E agiu. Investiu mais de R$ 1 milhão nos últimos dois anos em maquinário e infraestrutura para diversificar a atuação e voltar o radar para outro nicho promissor, o têxtil.

À frente do processo está a diretora Patricia Torres Mattana, 39 anos, que teve o desafio de assumir a empresa fundada pelo pai com apenas 22 anos.

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, a empresária tem dois filhos: Arthur, de 5 anos, e Maria Luísa, 2 anos. Conferia a entrevista concedida ao Pioneiro:

EDUARDO MANGONI, DIVULGAÇÃO 

Hermínio Ficagna administra maior cooperativa vinícola da Serra, com mais de 1,1 mil famílias filiadas
Mobirise

Nunca deixe que o seu gênero seja nem maior nem menor do que as suas ideias e ideais. Quando tudo ficar difícil, lembre-se do porquê você começou

  • Conte um pouco do desafio de ter assumido a empresa familiar tão jovem?
    Foi bastante complicado. Assumi a Arco em um momento muito delicado da minha vida. Tinha apenas 22 anos, era recém-formada em Publicidade e tinha perdido meu pai. Apesar de trabalhar desde os 18 anos, toda a minha experiência profissional tinha sido na área da comunicação. Mesmo a Arco já existindo, nunca havia cogitado trabalhar na indústria. A empresa era administrada totalmente por ele. Foi realmente muito duro. 
  •   Como a empresa conseguiu subverter a crise e crescer?
    Com muito trabalho, muito empenho de todos os nossos colaboradores e, acima de tudo, com o entendimento de que sem planejamento não se vai a lugar algum. 
  • Diversificar as atividades foi a grande sacada?
    Na verdade, a grande sacada foi olhar de forma contundente e crítica para dentro da nossa empresa e para o nosso mercado de atuação. A diversificação de atividades foi a consequência desse entendimento, foi a estratégia que traçamos para interferir e modificar a realidade na qual estávamos inseridos. 
  • Como a empresa encerrou 2018?
    O exercício de 2017/2018 foi muito complicado. Foi um ano extremamente instável mercadologicamente e um ano de grandes investimentos dentro da Arco. Considero que chegamos ao final com importantes conquistas. A diversificação de processos produtivos e a internalização de outros tantos fizeram do ano realmente um marco na nossa história.     
  • E os planos de expansão para 2019?
    Esperamos que o ano de 2019 seja de ainda mais modificações. Temos uma série de acontecimentos importantes programados, tanto mercadologicamente, quanto na nossa estrutura interna. 
  • Quais os principais mercados e setores atendidos?
    Trabalhamos essencialmente no setor calçadista e, em 2018, entramos para o têxtil também. Para esse novo momento, convidamos o arquiteto e designer Roque Frizzo para desenhar uma coleção exclusiva de peças para uso na produção de itens de vestuário. Batizada de Cotidiano Urbano, a linha já está sendo apresentada para as melhores grifes de roupas do país. 
  • Há grandes marcas no portfólio?
    Sim, hoje, a Arco fabrica cerca de 60 milhões de peças por mês para a indústria calçadista e conquistou marcas de grande relevância, como Grendene, Nike, Coca-Cola, Converse, Dakota, Alpargatas, entre outras. No setor têxtil, estamos em negociações bastante avançadas com grandes grifes nacionais, porém não vamos divulgar por questão estratégica. 
  • A empresa já exporta, para quais destinos?
    Ainda não exportamos. Esse é um dos projetos para o ano de 2019, já estamos com todas as exigências legais (documentos, certidões e toda a parte burocrática) preenchidas para avançarmos nas negociações.   
  • Quantos funcionários a empresa tem e há planos de incrementar a equipe?
    Nossa equipe hoje é bastante enxuta, algo que foi primordial para atravessarmos essa crise. Atualmente, somos em 25 funcionários, mas ao longo de 2019 certamente teremos esse número ampliado. 
  • Como criar uma empresa com conceito?
    Com planejamento. Olhando com bastante sinceridade para dentro da sua empresa e para o mercado. Buscando sempre o entendimento e a separação do que são as necessidades do mercado e do que são as necessidades da sua empresa. Costumo dizer que, para resolver um problema, precisamos saber que ele existe. Só se pode atuar sobre o que se conhece. 
  • O momento é de otimismo ou cautela?
    Otimismo com cautela, ou cautela com otimismo, como preferir... Os problemas pelos quais o nosso país passa são graves e profundos. Não há fórmula mágica e, certamente, como dizia o meu pai, “não tem outra saída a não ser gastar as unhas”. Temos muito trabalho pela frente e uma estrutura muito pesada e complexa para ser movimentada. 
  • Que conselhos você daria a uma jovem empreendedora que, como você, ousou dirigir uma empresa?
    Nunca deixe que o seu gênero seja nem maior nem menor do que as suas ideias e ideais. Se você acredita no seu projeto, vá em frente! Com garra, comprometimento e ética, as chances de sucesso serão muito maiores. Perceba: não é sobre força, e nem poder, mas sim sobre resiliência, perseverança, cuidado e amor. Quando tudo ficar difícil, lembre-se sempre do porquê você começou.

Clique e leia mais

+ARTIGO

É muito importante que
o mundo corporativo
entenda o seu papel na
sociedade e a sua função
de agente de transformação 

+Finanças pessoais

veja as principais datas de vencimento das contas e de eventos na região neste ano

+ENTREVISTA

Patricia Mattana fala dos desafios à frente da Arco componentes, que diversificou atuação para crescer

+DICAS

Tomar esta providência é o primeiro passo para não se endividar ao longo do ano. Confira dicas

+AGENDA

Oportunidades, cursos, seminários e exposições. Programe-se para os eventos na região

Compartilhe