silvana toazza
silvana.toazza@pioneiro.com
Nascida no meio rural de Caxias do Sul e filha de mãe analfabeta e pai semialfabetizado, Maristela Tomasi Chiappin, 46 anos, viu na educação um ideal para mudar o destino de sua família e para se realizar pessoalmente. Virou uma empresária de sucesso em filão atípico de empreender: o do ensino particular, normalmente vinculado a congregações religiosas.
Mas Maristela percebeu que tinha vocação e amor pela área. E foi assim, com o sonho de deixar sua marca na formação de crianças, que ela se emancipou aos 17 anos, recém-formada em Magistério, e solicitou aos pais – o pai Giácomo Tomasi, hoje com 80 anos, e a mãe Ilda Bassani Tomasi, já falecida – a venda do único terreno que seria sua herança para investir, em 1988, na Algodão Doce, uma ousadia para uma época em que a educação infantil engatinhava e era comum crianças ficarem em casa com as mães ou avós.
– Fazíamos os brinquedos e a decoração com materiais alternativos, como, por exemplo, balanços de cabos de vassoura – lembra a gestora, que em 15 anos chegou a possuir sete unidades de escolinhas infantis em diversos bairros de Caxias.
Seria o suficiente para ser uma empresária de sucesso, porém, Maristela percorreu um caminho de superação e persistência que a levou a criar a Rede de Ensino Caminho do Saber, para abarcar várias fases de ensino. Tornou-se uma empreendedora incansável quando o assunto é propor um olhar inovador sobre a formação educacional e o desenvolvimento do cidadão.
O grupo trabalha hoje com quatro bandeiras: Companhia do Carinho e Caminho Kids (de educação infantil), Caminho do Saber (ensino fundamental) e Impulso (ensino médio). Após rigorosas auditorias, foi premiado nacionalmente em 2014 pelo Sebrae no filão de educação.
A diretora-presidente da rede, formada em Psicologia pela UCS, comemora em 2018 três décadas de dedicação diária como empresária da educação. Também assumiu em janeiro de 2018 o cargo de vice-presidente de Serviços da CIC de Caxias.
Embora jovem se comparada a outros grupos de renome na educação, alguns centenários, sua empresa figura entre as cinco maiores de Caxias, com 1,3 mil alunos e 158 funcionários, incluindo professores e equipes do administrativo, financeiro, setor de qualidade, atendimento e relacionamento.
– Os que pretendem empreender devem correr riscos, sim, mas calculados, investir em parceiros líderes, ter uma pitada de coragem e ousadia – ensina.
A seguir, entrevista com Maristela Tomasi Chiappin, casada há 23 anos com Jair Pedro Chiappin, diretor-financeiro da Rede de Ensino Caminho do Saber – “alguém tem de gostar de números” –, e mãe de Júlio César Chiappin, 20 anos, que se formará em Administração de Empresas e já atua na companhia criada pela mãe.
Marcelo Casagrande
Eu não tinha um ‘paitrocínio’, que me ajudasse nos investimentos. Venho de uma história difícil, com mãe analfabeta
O papel dos fundadores é fundamental. O ideal é discutir a sucessão e os herdeiros, se possível, escolher o sucessor
Através da Lei de Incentivo ao Esporte, empresas e pessoas físicas têm a opção de contribuir com 15 projetos em Bento, Caxias e Farroupilha
Formada em magistério e psicologia, empresária anuncia para este ano o terceiro prédio no Villagio Iguatemi, num investimento de até R$ 6 milhões
Quatro dicas para fazer seus recursos renderem mais em 2018
Compartilhe