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Passos acelerados

Thiago Dal pizzol, diretor comercial da brisa calçados, anuncia para breve a oitava loja da rede em caxias

Mobirise



silvana toazza

silvana.toazza@pioneiro.com

Thiago Dal Pizzol, 31 anos, é diretor comercial da Brisa Calçados e assumiu em 2018 a presidência do Sindilojas Jovem de Caxias do Sul.

O grupo surgiu em 1985, tem 110 funcionários e hoje conta com sete lojas, quatro Brisa Calçados (três na Júlio de Castilhos e uma na Sinimbu), duas Brisa Esportes (na Os Dezoito do Forte e na Júlio de Castilhos) e o Outlet, ao lado do Shopping Iguatemi. Além disso, opera no e-commerce. Possui uma carteira de mais de 150 mil clientes.

Casado com Andrezza Teixeira Cardoso, Dal Pizzol é pai de Vicente, 9 anos, Otávio, 7, e aguarda para fevereiro o nascimento do terceiro filho: Heitor.

A seguir, na entrevista com o empresário formado em Administração de Empresas e com pós-graduação em Gestão do Comércio, ele analisa o momento vivido pelo varejo e anuncia a expansão do grupo. 

Marcelo Casagrande

Mobirise

liderança | Administrador de empresas é também o presidente do Sindilojas Jovem para 2018

Mobirise

A projeção é iniciarmos nosso plano de expansão para cidades do Estado com, no mínimo, 200 mil habitantes em 2019

  • De que forma a crise econômica impactou nos negócios nos últimos anos?
    Não se pode ignorar a crise econômica. É claro que ela afetou o mercado como um todo, é só olharmos os números do comércio caxiense nos últimos três anos. Estávamos em um momento de euforia até 2014, porém, um crescimento baseado no consumo e no crédito fácil nunca é sustentável e, por isso, estamos colhendo o resultado dessa política econômica equivocada. Nesta mudança de cenário, com a recessão de 2015 até hoje, o mercado foi se equalizando, ou seja, se diminuiu a procura e, por consequência, acabou diminuindo a oferta. Melhor dizendo, empresas acabaram fechando e, com isso, a procura novamente se equivale à oferta, e quem se mantém no mercado volta a conseguir atingir seus resultados. O que fica é o desemprego e uma diversificação de negócios, como a que estamos vendo, pois cada vez mais pessoas estão criando oportunidades em casa para suprir a renda. Porém, em contrapartida, a Brisa obteve grandes resultados nestes últimos anos, com incremento de vendas em todos os anos de crise sem exceção e, além disso, conseguindo aumentar a rentabilidade. 
  •  Qual o percentual de crescimento nas vendas em 2017 e a previsão para 2018 do grupo?
    Em 2017, o crescimento foi de 8,6% em relação a 2016 e para 2018 esperamos, no mínimo, 10%, sem contar as novas operações. Acreditamos que o momento é de recuperação econômica e, principalmente, melhora da crise psicológica, pois pessoas que não foram afetadas com a crise ficaram com medo de investir. Essas, com o retorno do otimismo econômico, voltam a fazer o dinheiro girar no mercado e isso notamos nos últimos meses de 2017. 
  • 2018 chega com mais otimismo?
    Otimismo e confiança no nosso trabalho, indiferentemente de economia e outros fatores externos. Essa foi a base dos últimos anos. Sempre falamos que somos iguais aos comissários num avião. No momento de turbulência, ao olhar para a cara do comissário e perceber tranquilidade, você tem certeza de que o avião não irá cair. Mas se houver pânico do comissário, haverá pânico no avião e aí o resultado pode ser catastrófico. O olhar otimista e confiante do gestor é a base para todo o negócio. 
  • Quais os planos de expansão da rede?
    Estamos inaugurando em Caxias uma nova unidade em fevereiro, com inovadora proposta. Trata-se da BSS (Brisa Sneaker Shop), uma loja a ser instalada na Galeria Bergson, na Os Dezoito do Forte, que trará o esporte lifestyle a um público jovem, tendo como base as marcas Nike, Adidas Originals, Vans, New Balance, New Era e Asics Tiger, ícones de desejo mundial. 
  •  Há planos de ampliar a atuação além de Caxias?
    A projeção é iniciarmos nosso plano de expansão para outras cidades do Estado em 2019. As praças cobiçadas são cidades com, no mínimo, 200 mil habitantes para o negócio ser viável.
  • Com a retração, o volume de inadimplência cresceu?
    No início da crise econômica, houve uma menção ao aumento de inadimplência, porém conseguimos controlá-la com um departamento interno eficiente e organizado, além de uma boa assessoria externa. Hoje, os índices são os melhores de nossa história pelo motivo de que o consumidor está mais consciente na hora de comprar e controlando mais suas contas.
  •  De que forma a chegada de franquias do setor de calçados e esporte em Caxias impacta no negócio?
    A concorrência sempre nos fez evoluir e crescer, pois, quando não há essa disputa, na maioria das vezes existe uma acomodação e, consequentemente, uma piora na qualidade dos serviços e processos. Hoje, Caxias tem as maiores redes do país do nosso setor, além da concorrência com a internet. Mas isso fez com que nos tornássemos uma empresa pronta para expandir em qualquer praça do país e brigar de igual para igual com os grandes players do mercado.
  • Como manter a rentabilidade e tornar-se competitivo junto ao consumidor?
    Parceria com fornecedores, esta é a chave para isso. Hoje a Brisa tem a melhor condição de compra possível entre as principais marcas do mercado. Isso deve-se à confiança dos fornecedores no nosso trabalho, bem como ao relacionamento pessoal que temos com os fabricantes. Tendo o melhor preço de compra, conseguimos ser competitivos inclusive diante das ofertas da internet.
  • Como jovem liderança, quais dicas daria para empreendedores iniciantes?
    Eu estou há 14 anos na Brisa. Passei por todas as áreas, começando como estoquista e, hoje, se estou preparado, é por ter tido essa experiência de vivenciar o todo. É preciso dar importância para cada área da empresa, bem como para as pessoas que lá estão. O resultado está nas singelas ações, pois hoje as margens de lucros são pequenas. No mais, faz-se necessário comprar bem e focar no comercial, ou seja, no desempenho de sua equipe frente ao consumidor, pois o resultado virá como consequência.
  • Quais tuas bandeiras como presidente do Sindilojas Jovem para 2018?
    O foco do Sindilojas Jovem é a formação de novos líderes para o setor. O grande ganho é a troca de experiências, o relacionamento e o aprendizado. O grupo tem grandes projetos, como o comércio nas escolas, em que nos aproximamos dos jovens para mostrar as oportunidades que o comércio traz, bem como levar um pouco da nossa experiência. Além disso, atuamos em projetos sociais nos quais ajudamos entidades que trabalham com jovens. Ou seja, a bandeira da gestão é dar sequência aos bons projetos e ser um elo entre o sindicato e o lojista para assim melhorarmos o desempenho do nosso setor. 

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