FERNANDO SOARES
fernando.soares@pioneiro.com
A cada ano, entre março e abril, chega a hora de milhões de brasileiros prestarem contas ao Fisco. Neste ano, o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) poderá ser entregue até 30 de abril. Faltando duas semanas para o fim do prazo, a maioria dos caxienses ainda não enviou suas informações referentes ao ano-calendário de 2017 à Receita Federal (RF).
Segundo a Delegacia da Receita Federal em Caxias do Sul foram entregues, até a quinta-feira, dia 13, 50,7 mil das 116 mil declarações esperadas. Ou seja, 43% dos caxienses já informaram os rendimentos no ano passado. Nos 51 municípios da Serra abrangidos pela delegacia, foram entregues 110,8 mil das 265 mil declarações aguardadas, o que representa 41% do total.
Segundo o delegado da RF em Caxias, Nilson Sommavilla Primo, esses percentuais se assemelham aos de anos anteriores. A expectativa é de que, em Caxias, apenas na última semana do prazo sejam feitos de 20 mil a 25 mil informes.
– As pessoas acabam deixando para a última hora – constata Primo .
Para esclarecer alguns dos principais pontos envolvendo a declaração do Imposto de Renda, o Pioneiro consultou a delegada do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS) em Caxias do Sul, Beatriz Caregnato da Silva, os diretores do Sescon Serra Gaúcha, Rafael Bossardi e Quenia Finn, e o Perguntão da Receita Federal.
A pessoa precisa declarar obrigatoriamente
o Imposto de Renda se:
Os desafios são enormes, mas o momento é de arregaçar as mangas e recuperar o tempo perdido
15 pontos que o contribuinte deve prestar atenção na hora de fazer a declaração à receita federal
Fabiana Restelatto Tadiello fala do novo consumidor e dos desafios à frente da Eiffel Citroën
Instrumento de crédito é considerado vilão, mas pode ser bem usado
Americana Ingrid Vandervelt, que quer empoderar 1 bilhão de mulheres até 2020, esteve na UCS
Compartilhe