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25 de JUNHO de 2018

+ GESTÃO DE PESSOAS

7 características
para um líder

CONSULTOR EM RECURSOS HUMANOS  RELACIONA PONTOS FUNDAMENTAIS QUE DEVEM SER DESENVOLVIDOS

O líder dentro de uma organização torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença e buscar resultados. Só poderá ser agente motivador quem estiver motivado e, partindo desse princípio, existem características de lideranças que devem ser identificadas e potencializadas. Desenvolver essas competências torna-se fundamental para o sucesso de um líder, resultado da empresa e aumento de sua capacidade de empregabilidade.

Muito se confunde o líder com o “chefe”, mas ser líder não é apenas coordenar os trabalhos, é preciso aprofundamento sobre o tema. O líder é inspirador, motivador de equipes.

Confira alguns pontos fundamentais para ser reconhecido com uma liderança relacionados por Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da Bazz Estratégia e Operação de RH.

O primeiro diferencial é que o líder deve ser um apaixonado pelo que faz. Se isso não ocorre, não haverá inspiração e entusiasmo. Assim, se quer se tornar um líder, tenha em mente que deve fazer o que ama e amar o que faz.

Um líder deve ser um profissional em quem as pessoas confiem. Por isso, deve ser sincero e ter engajamento. Também é importante que demonstre maturidade com base em experiências passadas e teóricas, pois tem que estar em busca pela melhoria contínua e reciclagem. 

O conhecimento do que faz e a curiosidade de estar buscando coisas novas são fundamentais. Assim, o líder deve ser a base de informações e alternativas, ele deve estar sempre se aprimorando. Se não, pode virar a liderança que não é muito respeitada.

Saber arriscar é imprescindível. Por isso, é fundamental que se tenha audácia quando necessário e posicionar sua opinião. Também é necessário que assuma as responsabilidade e culpas.

Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais, pois só olhando para dentro de si é que o líder saberá como agir com os parceiros e os seus limites.

Ter resiliência é fundamental, pois é necessário estar pronto para mudar de rota sem perder a serenidade e foco, conduzindo sua equipe nas mudanças que o mercado impõe.  

Comunicar bem é fundamental. Hoje, um dos grandes erros de um líder é não saber deixar claro para a equipe os caminhos tomados e os motivos. É preciso saber falar, fazer reuniões e convencer.

Mobirise

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