30 de julho de 2018
RANISE SILVEIRA
Diretora do Centro de Yoga Satyadhara
O que é uma empresa bem-sucedida? Por muito tempo o que determinou este conceito foi o nível de lucratividade das empresas. E não está errado. São os números que respondem a esta pergunta. Mas o que os números significam?
Por causa deste conceito criou-se um foco exclusivo no lucro. Para isso muitos sistemas foram criados para aperfeiçoar o processo. Também as novas tecnologias permitiram muito mais agilidade na produção e redução de custos. Porém, existem fatores que não podem ser mensurados, conceitos que não podem ser estatisticamente comprovados. Existe um universo subjetivo que determina o sucesso de uma empresa.
Prosperidade é um recurso interno disponível para todos os seres humanos. E é algo que se manifesta na vida de cada um a partir do seu estado de espírito. Prosperar não significa apenas ganhar dinheiro. Significa sentir-se pleno, feliz, ter uma estrutura afetiva saudável, saúde física e mental.
Estamos atravessando uma era em que as possibilidades já foram praticamente esgotadas. Empresas já atingiram seu máximo potencial de lucro, mas vivem realidades com altos níveis de stress, doenças psiquiátricas, insatisfação, conflitos de toda ordem. Por mais tecnologia que possa haver, ainda são as pessoas que pensam, tomam decisões, gerenciam o negócio, e principalmente: sentem.
Em linguagem popular, corporação é um modo de se referir a grandes empresas ou ainda a organizações vistas como mecanizadas. Um grupo de pessoas que age como se fossem um só corpo, uma só pessoa, buscando a execução de objetivos em comum submetidos às mesmas regras. Ou seja, a empresa é um corpo e as pessoas são a alma da empresa, elas são a energia que move este corpo. A empresa é um veículo de grandes realizações que afeta a sociedade em que vivemos. E justamente por isso os empresários são muito mais do que empregadores.
Yoga e meditação são meios que aprimoram o processo cognitivo, criativo e produtivo.
O empresário desempenha um papel social importantíssimo. O seu empreendimento gera empregos, recursos, arrecadação. Muitas famílias dependem do sucesso de um negócio. E é extremamente gratificante saber que o seu negócio, além de trazer prosperidade, também contribui com a vida de tantas pessoas. O líder empresarial tem uma grande responsabilidade social, o que levou muitas empresas a criar políticas e ações para ajudar nossa sociedade. E, por falar em exemplo, dar exemplos é uma das principais contribuições. Como cuidamos de nós mesmos, como nos tratamos e como nos sentimos é exatamente como vamos cuidar, tratar e sentir o nosso negócio e pessoas envolvidas em nossa vida. Não há dúvidas que ao cuidar de sua saúde física e mental, e compreender o real significado de bem-estar e satisfação é a chave para ajudar as pessoas, de maneira a transformar suas vidas. Não apenas pelas oportunidades de emprego e renda, mas pelas oportunidades de sentir verdadeira valorização e satisfação. Quando um líder entende a importância de se cuidar como ser humano, ele entende a importância de cuidar de outros seres humanos. E estabelece-se aí uma relação de troca que o dinheiro não pode pagar. Que não tem como constar em um contrato de trabalho. Mas que faz uma grande diferença nos resultados de um negócio. E o principal: tudo ganha um sentido e um propósito muito maior.
Chegou o momento de cuidar da saúde mental da empresa. Ter à disposição um arsenal de tecnologia pode trazer ainda mais resultados positivos se gerenciados por pessoas saudáveis: em paz, felizes e satisfeitas. A atitude correta diante das situações, relações, decisões é o ponto que falta para tornar um negócio, de fato, bem-sucedido. O ponto de equilíbrio é um conjunto de fatores que mantém o seu negócio fluindo e progredindo.
Yoga e a meditação são ferramentas milenares e muito efetivas na geração de estabilidade e muitas pesquisas comprovam os efeitos terapêuticos destas práticas, desde a redução de dores até mesmo à complementação do processo de cura de doenças graves. Porém, mais do que isso, yoga e meditação são meios de desenvolvimento mental que aprimoram o processo cognitivo, criativo e produtivo. Muitas empresas estão adotando esta prática como forma de desenvolver a sua força vital: as pessoas. Os resultados são visíveis e imediatos: mais produtividade e criatividade, menos acidentes e doenças, melhores relações, criação de um ambiente saudável, satisfação e, consequentemente, números que manifestam sucesso. E o sucesso nada mais é do que o reflexo das pessoas! Seu negócio é o seu reflexo.
IOTTI
iotti@iotti.com.br
Yoga e meditação são meios que aprimoram o processo cognitivo, criativo e produtivo.
Com incremento no número de opções, mercado de hamburguerias
se aquece em Caxias do Sul
Ercio Becker, diretor da Vivelle Móveis e Decorações, fala do início difícil, do reconhecimento e dos planos de expansão
Confira nove dicas para
lidar com os atritos existentes
do dia a dia corporativo
Compartilhe