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30 de JUlHO de 2018

+Trabalho

Como gerenciar conflitos  

Confira nove dicas para
lidar com os atritos existentes
 do dia a dia corporativo 

Em um ambiente de trabalho, é normal, até certo ponto, que ocorram conflitos. Afinal, os colaboradores geralmente possuem valores e personalidades muito diversas. Por um lado, essa diferença pode ser enriquecedora. Por outro, a presença constante de atritos pode dificultar o dia a dia corporativo.

Lidar com essas divergências é uma tarefa complexa, uma vez que envolve aspectos pessoais, o contexto organizacional e diversas outras variáveis. No entanto, é fundamental que os gestores procurem, o mais rápido possível, a resolução do conflito, pois atritos mal resolvidos podem trazer inúmeros problemas para a empresa. Sendo assim, a Metadados Assessoria e Sistema – empresa que desenvolve programas para a gestão de RH – sugere uma série de dicas para ajudar a lidar corretamente com a gestão de conflitos no ambiente de trabalho.

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É muito comum que um conflito pequeno tenha por trás alguma causa pouco evidente, ligada a outro fator. Por isso, é muito importante ouvir todas as partes envolvidas, buscando extrair atentamente as reais razões do problema. Com isso, você compreenderá melhor as causas da divergência.

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O uso da panela deve coincidir com o tamanho da boca do fogão. O contrário disso provoca desperdício de gás. Boa parte do calor gerado acaba passando para o ar e não para a panela.

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O grande diferencial do feedback é que ele tem o propósito de ajudar o outro a se desenvolver. Ele é um retorno sobre alguma postura ou sobre o desempenho de tarefas, podendo ser tanto positivo quanto negativo. É importante ressaltar que o feedback deve ser feito sempre com uma proposta construtiva, tendo o objetivo de impulsionar o outro para o crescimento.

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Você certamente conhece os efeitos de uma bola de neve. No contexto corporativo, o conflito acumulado ao longo do tempo, lotado de divergências e mal-entendidos, uma hora irá eclodir. É importante ser bem cuidadoso com esse tipo de problema. Para isso, duas estratégias são importantes: a primeira é tentar solucionar os focos de atrito desde o começo. A segunda é entender que, diante de uma bola de neve, é importante destrinchar o conflito até esgotá-lo.

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Às vezes, os colaboradores não estão conseguindo dialogar efetivamente sobre a questão porque estão estressados e nervosos com o problema. Nesse momento, abrir a oportunidade para que os profissionais façam uma pausa e se acalmem pode ser uma boa ideia.

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O déficit na comunicação prejudica todo o processo de trabalho de uma empresa. Uma informação mal transmitida pode gerar atrasos, trazer dificuldades e gerar desentendimentos entre os colegas. Por isso, invista nas reuniões, canais para transmissão de dados e recursos tecnológicos.

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O brainstorm é um conjunto de anotações que começam fragmentadas, mas que aos poucos vão se integrando. O brainstorm pode ser utilizado para ajudar na compreensão das questões ao proporcionar uma abertura para novas ideias. Assim, gradualmente, será possível construir soluções em conjunto. 

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A rivalidade em uma corporação prejudica o clima organizacional e dificulta a realização das tarefas. É importante aprender a enfrentar os atritos estabelecendo um bom diálogo entre a equipe para avaliar os fatores que geram hostilidade e competição. Invista em medidas para otimizar a comunicação e estabeleça com a equipe o princípio de que a relação do time deve se sustentar na cooperação.

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Você pode trabalhar esses conteúdos com o time, fazendo discussões em equipe e organizando momentos para que eles possam elaborar e compreender o material. Aproveite a riqueza de materiais do cinema e da literatura para promover discussões positivas no grupo.

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