FERNANDO SOARES
fernando.soares@pioneiro.com
O Brasil possui atualmente mais de 6 mil startups, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). São negócios iniciantes, geralmente de base tecnológica, que propõem soluções inovadoras de produtos e serviços. No entanto, muitos desses empreendimentos acabam ficando pelo caminho. Isso ocorre por uma série de fatores, como ausência de investimento, pouco comprometimento entre os sócios ou pela falta de validação da ideia no mercado.
FELIPE NYLAND
planejamento | Giovana quer decisões baseadas em dados
FELIPE NYLAND
escrita| Plataforma de Simone pode ajudar a melhorar textos de alunos
Felipe Nyland
Água | Panta projeta fazer 165 instalações
Oferecer em espaços públicos água quente para o chimarrão e água gelada para quem pratica exercícios ou simplesmente quer se hidratar. Essa é a proposta da Icehot, startup de Bento Gonçalves que desenvolveu um equipamento para disponibilizar o líquido gratuitamente às pessoas. Isso é possível através de parcerias com as prefeituras dos municípios, que disponibilizam o local, a água e a luz, enquanto a empresa instala e faz a manutenção do aparelho.
No mercado há pouco mais de um ano, a empresa já começou a fechar os primeiros acordos para a colocação do produto. Atualmente, Flores da Cunha, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires contam com o equipamento. Em um primeiro momento, a startup mapeou cerca de 170 outras cidades gaúchas, com população acima de 10 mil pessoas, com potencial para a realização de negócios. Cerca de 45 dessas localidades estão com tratativas abertas para a instalação.
- Temos a previsão de 165 novas instalações nos próximos meses - projeta Samuel Panta, um dos sócios da Icehot.
O modelo de negócio da Icehot está baseado na venda de publicidade. Ou seja, a cidade não precisa comprar o equipamento, basta ceder o local, de preferência um parque ou uma praça, e possibilitar o acesso à água e energia elétrica. Em contrapartida, a startup negocia a colocação de propagandas na máquina. O aparelho é fabricado também em Bento Gonçalves, mas por uma outra companhia.
FELIPE NYLAND
agenda digital | Aplicativo de Borges informa sobre o dia a dia na escola
Um aplicativo feito por uma startup de Caxias do Sul pode deixar o uso de papel nas escolas com os dias contados. A Minha Escola, de Caxias do Sul, decidiu digitalizar a agenda dos alunos, possibilitando que os pais se mantenham informados em tempo real sobre o dia a dia dos filhos no colégio. Além disso, é possível marcar reuniões e consultar a data dos eventos escolares por meio da solução, que está disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS.
FERNANDO SOARES
transporte | Frotas podem ser melhor aproveitadas, diz Berra
É preciso formar
profissionais dotados de
uma visão mais global de
suas ações, que assumam
papéis de protagonistas e
responsáveis pela transformação
que o mundo tanto precisa
Café, eventos e diferentes tipos de produtos são as apostas dos sebos para atrair público
Wendel Freire fala dos desafios à frente do La Salle Carmo
Especialistas dão 10 dicas para comprar bem. uma delas é evitar compras aos finais de semana
Compartilhe