Ao longo da história, os processos de recrutamento e seleção sofreram diversas modificações, especialmente com a triagem de currículos, imprescindível para que o setor de Recursos Humanos encontre o candidato ideal para a vaga de emprego, de acordo com os requisitos solicitados pelo contratante.
As transformações no cenário econômico e no mundo empresarial exigem cada vez mais habilidades dos recrutadores, que precisam estar atentos às mudanças nos perfis de gestores, de líderes e de colaboradores.
Por isso, os profissionais precisam cada vez mais otimizar seu trabalho, de modo a tornar o processo de recrutamento cada vez mais ágil e alinhado com os objetivos da empresa. Confira seis passos que poderão facilitar essa etapa fundamental.
Não é preciso se restringir a apenas uma modalidade de recebimento de currículos para encontrar os profissionais que se busca. No entanto, organizar todos os documentos em um só lugar torna o gerenciamento e a triagem muito mais simples para os recrutadores. Você pode, por exemplo, separar seu e-mail em pastas, para manter todos os currículos em um só lugar. Dessa forma, ficará muito mais fácil iniciar a triagem, tornando o processo mais direto e organizado.
O prazo para a contratação de um novo funcionário é bastante curto, fazendo com que os responsáveis por essa tarefa disponham de pouco tempo para a análise dos currículos que recebem e fazer a seleção dos mais indicados para a vaga em questão. Para agilizar essa tarefa, o ideal é começar selecionando currículos mais enxutos, com linguagem clara e direta, bem organizados e sem erros de português.
Antes de começar a fazer a triagem de currículos propriamente dita, tenha detalhadamente o perfil desejado pela empresa de acordo com a vaga ofertada. Para acertar na escolha, faça uma lista dos requisitos exigidos para desempenhar a função. O processo irá se tornar muito mais dinâmico e assertivo.
É importante observar qual a escolaridade exigida para o cargo em questão, o que já elimina vários candidatos que não atendem a esse requisito. Outro ponto que merece atenção por parte dos profissionais de RH é analisar se os empregos anteriores do interessado estão de acordo com a sua escolaridade. Essa informação demonstra se ele pretende seguir carreira na profissão escolhida ou não.
Ao filtrar os currículos, dê atenção à ordem cronológica das experiências profissionais anteriores do candidato. Isso é importante para delimitar o seu histórico profissional e a sua evolução no mercado de trabalho. Além disso, a trajetória da pessoa demonstra se ela criou vínculos nos empregos anteriores e se tende a seguir carreira e crescer na empresa.
É importante visualizar a síntese dos trabalhos realizados anteriormente pelo profissional. Esse resumo, além de mostrar as suas principais competências e habilidades, acaba colocando em evidência o perfil da pessoa que se candidatou à vaga.
Fonte: Metadados Assessoria e Sistemas
Segundo Martyn Davies, as pessoas precisam se perguntar continuamente o que farão nos próximos 12 meses para se manter atualizadas
Média de investimento para um intercâmbio em 2017 foi de 10 mil dólares. é possível gastar menos – e até mais
Empresário Rafael Sebben, Da Superaço fala dos desafios para lidar com a oscilação do dólar
Confira seis passos para fazer a triagem de currículos ser eficiente
Oportunidades, cursos, seminários e exposições. Programe-se para os eventos na região
Compartilhe