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01 DE OUTUBRO DE 2018

+INADIMPLÊNCIA

Tipos de devedores
e como cobrar

CONHEÇA OS QUATRO PRINCIPAIS
PERFIS. EMPRESA DEVE TER
BOA POLÍTICA DE COBRANÇA

Muitas empresas enfrentam um grande problema com a alta da inadimplência dos consumidores. O que é potencializado com a dificuldade de cobrar corretamente o cliente.

Por isso, na hora da área de cobrança fazer contato com os devedores, são necessários pensamento lógico e estratégia de abordagem. É preciso conhecer quem está devendo e traçar um planejamento para receber esses valores. Em caso de grandes dificuldades, existe a possibilidade de buscar medidas legais.

Mas, antes de qualquer ação, é preciso entender com quem se está lidando e quais suas características para melhor se preparar.

Gilberto Bento Jr, advogado sócio da Bento Jr. Advogados, contabilista e empresário detalha os quatro perfis de devedores que mais observa no mercado e a melhor postura do cobrador diante deles.

Mobirise

Muitas vezes não possui nem mesmo problemas financeiros, porém seu subconsciente sempre faz com que atrase os pagamentos, seja para se prevenir de imprevistos ou por outros motivos. Contudo, pode até pedir para renegociar os juros, mas sempre pagará.

Mobirise

É o consumidor que busca sempre manter as contas em ordem, tendo sempre a intenção pagar. Entretanto, por motivo da ocorrência de algum problema, não conseguiu arcar com o compromisso. Geralmente ficam muito irritados quando cobrados. Não pensam que são devedores e se acham injustiçados, afinal sempre pagaram. É necessário cuidado para não desgastar a relação. 

Mobirise

É muito comum, pois representa o consumidor que não possui sua vida financeira organizada. Assim, facilmente deixará de pagar suas contas por ter esquecido. Nesse caso, o papel do cobrador é o de lembrá-lo de seus compromissos. Contudo, as negociações tendem a ser mais complexas, pois, como nunca se preocupa com suas obrigações, é vítima constante de dificuldades financeiras e de eventos imprevisíveis. Nesse caso, é necessário estabelecer acordos bem claros, com ferramentas para alertar o devedor sobre prazos de pagamentos.

Mobirise

Esse é um grande problema para quem faz a cobrança, pois ele sabe que deve, já tem esse fato como uma constante em sua vida, mas mesmo assim se recusa a pagar, se esquiva do cobrador de todas as formas, inventa desculpas, desaparece, não está preocupado com o seu nome. Esses casos devem ser tratados de forma mais enérgica. Dificilmente esse devedor será um consumidor interessante, pois de nada adianta vender se será preciso realizar uma maratona para receber.

Mobirise

Como cobrar

  • Para o combate à inadimplência, deve-se ter uma boa política de cobrança.
  • Sempre que acontecer o atraso, ligue e mande e-mail no dia seguinte pedindo ajuda para localizar o pagamento. 
  • Se não tiver uma resposta em dois dias, ligue cobrando gentilmente, explicando que precisa receber os valores em aberto. Cobre do cliente uma posição efetiva. 
  • É interessante enviar informativos reforçando os novos prazos de pagamento. E, caso o pagamento não ocorra, semanalmente se deverá buscar uma definição amigável da situação.
  • Se as ações não surtirem efeitos ou o débito tiver mais de 45 dias, a experiência diz que esse valor deve ser passado para um escritório de advocacia para notificar o devedor, sob pena de iniciar ação judicial.
  • Muitos devedores só pagam após a ação de cobrança bater na porta, seja por medo de penhora ou em função do grande aumento da dívida. Parte expressiva faz composição de pagamento em audiência.
  • Se não houver o pagamento, a busca pela recuperação do crédito já está iniciada, e os advogados irão utilizar uma grande quantidade de estratégias de localização de valores e bens para assegurar seu recebimento.

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