LEANDRO RODRIGUES
leandro.rodrigues@diariogaucho.com.br
Estudo do Sebrae entre os meses de abril e junho deste ano constatou que os pequenos empreendedores estão em outro nível quando o assunto é se comunicar com os clientes – e impulsionar as vendas.
A pesquisa Transformação Digital nas MPE (micro e pequenas empresas) ouviu 6.022 donos do próprio negócio e identificou que o WhatsApp é usado por 75% dos entrevistados. No Rio Grande do Sul, esse índice é de 73%.
Entre as vantagens apontadas, está a capacidade de se comunicar rapidamente com os clientes, principalmente para oferecer informação de produtos ou serviços (59%) e para fazer vendas (43%).
O tema merece tanta atenção que o Sebrae/RS ofereceu um treinamento inédito na Semana do MEI (Microempreendedor Individual). Chamado de O Uso do WhatsApp para Conquistar Clientes e Vender, o curso foi dado exclusivamente pelo aplicativo por meio de mensagens diárias em texto, áudio e vídeo.
– As pessoas têm diferentes motivos para comprar material elétrico, por exemplo. É preciso respeitar a cultura e o contexto do cliente que se quer atingir – explica o consultor em negócios e professor de inovação Marcelo Pimenta, que ministrou o curso a convite do Sebrae.
Pergunte o que o cliente espera do WhatsApp, não mande mensagens que ele pode não querer. Depois de saber isso claramente, crie um processo para usar a ferramenta.
Você pode usar o aplicativo para educar o cliente, dar dicas úteis na área do seu negócio, mostrar o uso correto de determinado produto, prestar assistência técnica e vender o que você faz. Escolha o seu foco.
Jamais use conteúdos de terceiros sem autorização. Sua imagem pode ficar arranhada, sem contar o risco de ser questionado pelo verdadeiro dono do conteúdo.
Nunca espalhe notícias e informações falsas ou equivocadas, as perigosas fake news. Tenha certeza da veracidade do que você distribuir.
Atualize-se sempre. O WhatsApp muda todo dia e lança novidades. É preciso acompanhar isso de perto.
Entenda que o aplicativo tem várias formas de comunicação: grupos, lista de distribuição, mensagens de áudio, de vídeo e ligações por áudio e por vídeo. Decida quais você vai usar e como.
Crie postagens que misturem conteúdos que não tenham período de validade com outros que tenham ligação com fatos pontuais e atuais.
Não fique tentando vender para aquele cliente que não quer comprar agora. Toda venda tem um ciclo que precisa ser respeitado. Tenha paciência.
O texto da mensagem tem que ser agradável para as pessoas. Evite assuntos polêmicos, grosserias, coisas que causam repulsa.
O app WhatsApp Business foi lançado no Brasil
e pode ser encontrado na loja de aplicativos do seu telefone. Esse app é uma evolução para empresas que querem se profissionalizar neste canal. Para um pequeno empreendedor, a versão que todos já têm é mais do que suficiente.
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3 em 4 pequenas empresas usam o aplicativo. É preciso saber o que o cliente espera do app.
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